quarta-feira, dezembro 21, 2022

Quarta, 21.

A apoteose do futebol e a sua consequente alienação, fez sair às ruas de Buenos Aires seis milhões de fanáticos! Parafraseando Karl Marx o futebol é o ópio do povo. O sururu foi tal que, às tantas, os jogadores que deviam atravessar a avenida principal da cidade, tiveram que ser resgatados de helicóptero directamente para as suas residências. O delírio prosseguiu mas... sem os “deuses”. 

         - Não irei acrescentar aos títulos lidos este ano, a releitura do terceiro volume do Diário de Green (1946-1950) que comecei há dias. Não sei se estou mais sábio relativamente ao ano passado, o que sei é que acumulei umas quantas notas de saber e fui feliz na soma das horas consagradas à leitura. Aprender sempre foi para mim a prioridade das prioridades, contorço-me de curiosidade e desejo partir deste mundo o mais rico possível de conhecimento. Não cobiço nenhuma outra forma de riqueza, tudo o que os outros possuem não me atrai e só invejo Frederico Lourenço pela sua imensa cultura.  

Aperto Libro vol. 1 – Eugénio Lisboa

A Mais Breve História da Rússia – José Milhazes

O Livro Tibetano da Vida e da Morte -

Aperto Libro vol. 2 – Eugénio Lisboa

Melancolia em Tempos de Perturbação – Joke J. Hemmsen

Je dirait malgré tout que cette vie fut belle – Jean d`Ormesson

Journal à rebours - Colette

Um Céu Demasiado Azul – Francisco José Viegas

O Apocalipse dos Trabalhadores – Valter Hugo Mãe

Qu´ai-je donc fait – Jean d´Ormesson

Um Diário Russo - Anna Politkovskaya

L´étonnement philosophique – Jeanne Hersch

Cartas de Amor – Virginia Woolf

Melancholia – Francisco José Viegas

Journal (1923-1926) – Arthur Schnitzler

Cartas – Arthur Schnitzler

         - Marília e João saíram há instantes. Depois do almoço frugal, fomos a Casa da Cultura, em Setúbal, espreitar a exposição do nosso comum amigo Gordilho. O artista das joias entrou pela escultura com as formas, os materiais, a solidez das grandes peças artísticas que decoram o corpo humano. Curioso trabalho. De seguida fomos ver as decorações de Natal da cidade, pobres, minimalistas, sem grande imaginação. Valeu ter recuperado a minha amiga Maria João que tive enorme prazer de abraçar. Ela contou ao João que quando me encontrou pela primeira vez e me perguntou o meu nome, eu respondi: “Isso não interessa nada, o que importa é o que dizemos um ao outro.” Bicho como sou não me surpreende esta minha reacção.