terça-feira, junho 07, 2022

Terça, 7. 

Costa, mesmo com maioria, continua o propagandista de serviço. Agora saiu-se com esta: até ao fim da legislatura os ordenados têm de aumentar 20%. Em paralelo só reconforta os funcionários públicos com menos de 0,9% mês este ano. Du chinois.   

         - Boris Johnson mantém-se em Downing Street contra a vontade de certa imprensa portuguesa e sem surpresa para mim. A moção que os jogos políticos levaram ao Parlamento, saiu derrotada por 211 votos contra 148. O inteligente e arrojado primeiro-ministro, vai pois prosseguir a sua política a bem do Reino Unido, da Ucrânia e União da Europeia. 

         - A este propósito, cito Teresa de Sousa na sua página de domingo no Púbico. “Ironia das ironias, tem cabido ao Reino Unido o papel liderante no apoio europeu aos ucranianos. (...) São o país (Reino Unido) europeu que mais armas e ajuda financeira fornece a Kiev, nomeadamente, as armas pesadas de que eles precisam agora, mais do que nunca. Johnson foi o primeiro líder a visitar Zelensky em Kiev. Negociou com a Suécia e a Finlândia um acordo de defesa, que lhes dá garantias de apoio militar durante os meses que ainda não são membros da NATO e, portanto, não estão ao abrigo do Artigo 5º. São os serviços de informação britânicos quem fornece uma parte substancial da informação de que as tropas ucranianas precisam para antecipar os movimentos das tropas russas.” E remata: “ Se era precisa uma prova de que, do ponto de vista britânico, o “Brexit” foi um monumental disparate, cá está ela. Se era precisa outra prova de que a União “não ficou muito melhor sem o Reino Unido” como se dizia em Bruxelas, ela também aqui está. Bastou uma guerra.”   

         - Dia Glorioso! Não tendo deixado este convento, cedo comecei a capinar ao longo do muro de silvas que o homem outro dia cortou e eu tive de remover para um monte de forma a queimá-las no Inverno. De seguida regas. Duas horas e meia mergulhado na narrativa da morte de Leonardo que – talvez - vá desenvolver um pouco mais o período que antecede o seu falecimento. Almoço. Dez minutos de soninho. Duas horas de leitura e pelas cinco, enfim, ao cabo de dois anos, mergulhei e fiz 200 metros de natação. Quero começar piano, pianíssimo, e gozar as horas no cerco incomensurável de beleza que levei trinta anos a criar.  

O azul imaculado do céu, as sombras e o silêncio compõem a beleza serena da paisagem.