sábado, junho 11, 2022

Sábado, 11.

O povo português, melhor dizendo, “a arraia miúda”, foi elevada à categoria do melhor do mundo por Marcelo em dia de Portugal (e mais não sei o quê). O discurso pomposo, começou em Braga e terminou em Londres. O Presidente da República, faz-me lembrar aqueles pais que educam os filhos convencendo-os que são os maiores, e vai-se a ver, à primeira contrariedade, logo caiem no desânimo, na apatia e na recusa em enfrentar a realidade que nada tem a ver com o mito construído em casa. Enfim, sua excelência, não é para se levar a sério. Na verdade os portugueses são até o oposto daquilo que ele vangloria. Portanto, como diz a outra, blá blá blá. Pobre do ministro dos Negócios Estrangeiros que tem de gramar aquilo com cara de quem suplica: “Tirem-me desta feira de enganos!” Eu que tinha pouca simpatia por ele, passei a estimá-lo do fundo do coração... 

         - Parece que os americanos só agora interiorizaram que o assalto ao Capitólio foi uma tentativa de golpe de estado. Trump vai candidatar-se de novo em 2024, mas há outro comediante que é pior do que ele na fila de ataque: Jimmy Fallon. O problema é que Biden é fraco, pouco credível, está gasto. 

         - Como este ano me adiantei à passarada, pude colher uma considerável porção de damascos que hoje comecei a transformar em compota. Mas há mais alegria da alegria! Tendo esta manhã começado a puxar a mangueira de 50 metros para longe, onde as árvores necessitam de um pouco de água, encontrei uma velha pereira que, desde que a plantei há 30 anos, só uma vez me deu o direito de saborear os seus preciosos frutos. Hoje deparei-a plena, a abarrotar de pêras, e ajoelhei-me em acção de graças, prometendo aos pássaros não lhes deixar um só exemplar. Mas o dia foi duro, como são sempre os fins-de-semana. Mais a mais com os termómetros a bater nos 35 graus. Felizmente que o aquário está divino e ontem estive mais de uma hora na nadação (Madame Juju andas sempre no meu pensamento). Entre hoje e amanhã, conto fazer uma tarte de legumes, bacalhau com natas, gaspacho e uns quantos frascos de compota de damasco – tudo para arquivo.  

Quem levar um chefe assim, tem com que se entreter...