quinta-feira, janeiro 13, 2022

Quinta, 13.

A merda de jornalismo que hoje se pratica deixa-me em fúria. Sujeitarem Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do PCP, em véspera de ser operado a uma artéria que leva à irrigação do cérebro e pode provocar a morte, ao bombardeamento de perguntas provocantes, íntimas, sem fundo de utilidade no contexto da campanha para as legislativas, como se o homem fosse a vedeta de cabaré em vésperas de novo show. São, sobretudo, meninas exploradas pelas televisões e ensinadas a serem provocantes, no princípio de quanto mais sangue melhor. O Sindicato dos Jornalistas não terá nada a dizer a este tipo de jornalismo sem profissionalismo, cultura e sensibilidade?

         - Dias Brito foi um excelente e culto jornalista. Diz o sobrinho que lhe acudiu nos derradeiros dias de vida e o levou para um lar onde acabou por falecer quatro dias depois, assim que chegou no dia seguinte já falava a todos os companheiros em fim de vida. Ficou-se naquilo a que se costuma chamar uma morte santa, quando conversava normalmente com o seu familiar. No rosto não assomou nenhum sinal de dor ou medo, apenas ficou o silêncio eterno.

         - Vou registar esta ocorrência, apenas para que os meus leitores não desistam nunca de lutar pelos seus direitos, políticos, sociais ou outros, que o mundo está cheio de armadilhas e temos de estar sempre em alerta. Quando estive em Paris, comprei pela OPODO a viagem de regresso a Lisboa. Um mês depois já em casa, utilizando o número do cartão que liquidou a passagem de avião, recebo um débito de 60 e poucos euros para... custear o bom e saudável planeta. Vou ao site da agência de viagens, percorro-o com toda a atenção, e não enxergo nenhuma forma de contactar a companhia. Uns dias depois, recebo no telemóvel a oferta de aviões baratos para aqui e para ali. Dei-me ao trabalho de ler tudo até ao fim e... em letras muito miudinhas, no final do texto, encontro a morada em Madrid para onde enviei uma carta registada, ameaçando-os e exigindo o reembolso do roubo efectuado. Milagre! Dias depois chega ao meu computador o e-mail resposta: vamos analisar o problema. De facto, assim aconteceu e dois ou três e-mails trocados, os serviços deram-me razão, pediram imensa desculpa e transferiram para a minha conta bancária a importância surripiada. 

         - Esta semana trouxe-nos cascatas de luz. Aproveito-as em leituras lá fora ao sol e a prosseguir trabalhos no exterior. Ontem e hoje, avancei com a roçaga da erva à entrada da casa; a Piedade veio e pôs em dia a roupa empilhada em uma hora a passá-la a ferro. 

         - O Carlos Soares é um homem consagrado dos séc. XV ao XVIII, conta-me que sempre foi doente por política, religião e arte, e acrescenta: das primeiras estou curado só não consigo restabelecer-me da última. 

         - Doutor (imagino que não seja médico, mas possua ao menos um curso superior) Rui Rio deixe que lhe diga que o Partido Comunista não é “corente”, mas é decerto coerente.