domingo, fevereiro 28, 2021

Domingo, 28.

A Papa Francisco tem agendada uma viagem apostólica ao Iraque no próximo mês de Março. Julgo que é a primeira vez que um Papa visita aquele país de maioria muçulmana. Os cristãos andarão pelos 400 mil. No tempo de Saddam Hussein que o alcoólico Presidente americano invadiu, matando-o em condições abjectas, o Iraque era um país, sempre foi, tolerante onde todas as religiões coexistiam sem problemas de maior. Foi com a mentira do armamento bélico que o bêbado Bush, legitimou a ocupação de Bagdad. Depois graças a ele, veio a Al-Qaeda, outros grupos extremistas, até aos jihadistas do denominado Estado Islâmico. O mundo nunca mais teve sossego. 

         - Eu queria falar com o rapaz que pastoreia as ovelhas de um meu vizinho e chamei-o. Ele vinha na minha direcção e eu ao seu encontro quando, já perto, de súbito, vejo-o a baixar as calças e agachar-se na terra. A princípio não percebi e como ele me dirigia a palavra fui andando. A uns metros, dou conta que ele deve ter sido acometido de uma tremenda diarreia, porque observo as feições do rosto avermelhadas. Recuo aguardando que o pastor acabe o que ninguém pode fazer por ele. Do bolso tira um bocado de papel branco, limpa-se  e ergue-se: “Então o que é que vossemecê me quer?” Como se nada de extraordinário se tivesse passado, explico-lhe que pode trazer o rebanho para dentro do meu portão onde a erva é excelente. Rapa do telemóvel e anota o meu número, como qualquer homem de negócios espreitando a mina d´oiro. Pela minha parte, não deixei de pensar na Blacka e no Botas mais asseados do que ele, quando tapam com as patas aquilo que lhes perece desagradável ficar à vista. 

Os gatos aguardando educadamente autorização para entrarem na cozinha.


         - O Sol abriu de um espesso nevoeiro e o dia cresceu luminoso invadindo a esperança. Admirar o campo que vai acordando ao passo seguro da Primavera, na sequela de longas chuvas que inundaram o espaço terrestre e definharam a coragem física e mental dos homens, é reconstruir a graça de haver nascido para desafiar o acrisolado futuro.