terça-feira, fevereiro 09, 2021

Terça, 9. 

A nossa querida União Europeia, não perdoa ao povo britânico tê-la abandonado. Vai daí tudo serve para o denegrir. Veja-se o caso das vacinas. Eles não olharam a meios para atingir os fins; enquanto a União perdeu tempo em pedinchices, convencida que era no economizar que estava o ganho. Ressabiada, entende que nada de bom virá do Reino Unido. Que ele se lixe mais o seu Brexit. Por isso, os ingleses têm já 90 por cento de cidadãos maiores de 75 anos vacinados, enquanto na União as vacinas escasseiam, vêm a conta-gotas e a percentagem de imunizados é ridícula. 

         - Fui ao SAMS sob temporal consultar um ortopedista. Tento arriscar o mínimo possível sem pôr em risco a minha saúde que não se esgota todavia no coronavírus. Embora a verdade seja dita: a vida é um risco com ou sem Covid-19. Bom. Fui, olé olá, de carro e parece que já não quero outro meio de transporte. Cheguei com tempo ao Corte Inglês onde já não entrava muito antes do Natal, não querendo contribuir naquele antro para “achatar a curva”. Quase vazio. Fiz compras no super, na livraria, na padaria e fui a penaste dali para a clínica, parando na Nespresso para me abastecer de café. Em vão. Quem me cá dera os médicos de antigamente! Os de hoje não fazem nem sabem nada sem radiografias, exames disto e daquilo e depois passa para cá uma pipa de massa e retorna com as análises e outro tanto para a consulta. Conclusão: vou ter que me desenrascar de outro modo. Dali fui ao Vitta Roma levantar a papinha e ops! que se faz tarde de regresso ao meu presbitério. 

         - Mantendo-me neste registo, não quero deixar de contar como se passou a consulta. Após os cumprimentos, perguntei ao doutor se podia queixar-me de mais do que uma maleita. O homem ficou a olhar para mim com espanto e eu adiantei: “Sabe, no estado em que se encontra a medicina em Portugal, o doente tem que ter mil cuidados. Outro dia fui ao hospital da Luz e o médico que me atendeu disse-me que só tratava um caso de cada vez; quanto ao outro que marcasse nova consulta. Escusado será dizer que me pus a andar: quem tudo quer tudo perde.” Hoje, pude queixar-me do joelho direito e do calcanhar esquerdo. É por esta e por muitas outras que o SNS nos é indispensável.  

         - O romance avança. Quanto mais ele me escraviza, mais eu me ligo a ele. Falei com o António e Fortuna. Um rasgo de sol recebeu-me à entrada em Lisboa e outro mais sereno e brilhante quando franqueei o portão. Fora isso, chuva, frio e vento. 5 horas e 21 minutos.