sexta-feira, fevereiro 19, 2021

Sexta, 19.

Fez muito bem o Presidente da República ter enviado para o Tribunal Constitucional a lei sobre a eutanásia. Do que eu li, aquilo é uma manta de retalhos mal amanhada, cheia de buracos que permitem todas as interpretações, feita à pressa, sem discussão pública, com o selo de uma esquerda que não passa dos 10 por cento e com esta percentagem periférica quer impor à maioria dos portugueses as suas ideologias, há muito mortas e enterradas por terem sido monstruosos fiascos e embustes sinistros contra a humanidade.  

         - Eu só encontro refúgio nos filósofos. Com Cioran comungo de tanta coisa que tenho o seu ensaio La tentation d´existir solidamente anotado e sublinhado. Esta análise dissertei-a eu aqui inúmeras vezes embora com outras palavras: “La solitude est une mission: s´y élever et l´assumer c´est renoncer a l´appoint de cette bassesse qui garantit la réussite de toute entreprise quelle qu´elle soit, religieuse ou autre.” (Pág. 176).  

         - Ontem fui a Lisboa num colete de satisfação com a cabeça de fora a tecer laudas à vida. Cheguei num instante sem viaturas excessivas a estorvar o caminho. O laboratório onde fui espreitar o senhor Baker, fica na Rua Dona Estefânia, mesmo em frente ao Centro Universitário onde, pelo menos durante quatro anos, entrei diariamente. Um vendaval de recordações! Passei depois o prédio onde viveu o João, que continua um buraco a desafiar a especulação imobiliária, e mais adiante a Tarantela onde terminadas as gravações ficávamos em reinação. Às vezes aparecia o António Calvário que nesse tempo era a vedeta mais vedeta que o Portugal do antigo regime tinha. Aos domingos de manhã, quem me queria encontrar, era num espaço na Casal Ribeiro a caminho do Saldanha a jogar bowling com os meus camaradas. Aquela artéria não sofreu muitas transformações, e os poucos mamarrachos que outros chamam modernos, almejam instalar-se. Mas de tudo isto já aqui falei e a repetição serve para confrontar a verdade do que ficou registado. Dali fui ao Corte Inglês comprar um suplemento, o jantar, o último livro de Frederico Lourenço, Latim do Zero que me vai recordar o que esqueci, incluindo as declinações. 

         - A funcionária que me atendeu ao guiché blindado contra o corona, ao fim de alguns minutos dispara: “Gosto de si, tem algo especial que nos atrai. Devia ficar aqui connosco.” 

         - Voltei a acender a lareira. Tempo moussade, vento forte entrando no salão pelas frinchas das janelas. Também por essa Europa fora, fortes quedas de neve, e nos EUA as tempestades polares fizeram 39 mortos. Falei com o Carlos Soares, António e Carlos Nieto.