quarta-feira, fevereiro 10, 2021

Quarta, 10.

O Senado dos EUA começou a julgar Donald Trump pela invasão do Capitólio na véspera de deixar a presidência. Durante o motim, morreram cinco pessoas e uma vasta zona do interior foi destruída. O ex-Presidente recusou comparecer delegando, decerto, na equipa de advogados a sua defesa.  

         - Os militares birmaneses instalaram-se no poder e prenderam a Presidente Aung San Suu Ski que havia vencido as recentes eleições com maioria. Estas foram contestadas, nomeadamente, pelo general Min Hlaing, e daí o golpe militar. Eu não nutro muita simpatia pela Presidente deposta, mas também não gosto de militares a tomar o poder numa democracia. Ali há imensos jogos de interesse que a nós europeus nos escapam. A seguir. 

         - Neste infeliz país que sempre viveu de esmolas, os partidos que nunca chegarão ao poder, exigem do Governo tudo e mais alguma coisa. Agora a moda é um computador por habitante. É quase uma vingança: já que andaste a mendigar lá fora, esmolamos-te nós cá dentro. Muitos dos “pobres” que dizem não ter nada e viver em cabanas, têm vistosos BMW e Mercedes à porta. Sem aquelas marcas dos novos-ricos, eles seriam com certeza modestos pobres. 

         - Ontem fiquei até tarde a ver no ARTE o documentário sobre a invasão nazi de Leningrado (hoje São Petersburgo), em Outubro de 1941. Simultaneamente, a feitura da Sinfonia nº 7 ou Sinfonia de Leningrado, escrita por Dmitri Shostakovich sob pressão do exército que queria transformar a música numa forma de guerra psicológica e foi transmitida pela rádio e escutada pelo exército alemão. O que houve de interesse no trabalho, foi o facto de ele ter sido rubricado com as palavras dos que sobreviveram e puderam dar-nos uma imagem da terrível guerra e do imenso sofrimento dos soldados russos e das mortes em número superior às alemãs. 

         - O tempo cinéreo com chuva e frio não nos larga. O confinamento também não está para breve, aumentando as doenças mentais e depressões de que padecem já alguns queridos amigos. Não tarda chegaremos aos 20 mi mortos - uma catástrofe e uma enorme tristeza. Falei com a Annie e o Robert que continuam a reclamar a minha presença, Príncipe e António. Escrevo com a perna que os homens languidescem ao admirá-la estendida por mor do cisto de Baker. Feliz com o avanço de O Matricida.