sexta-feira, julho 03, 2020

Sexta, 3.
Só ouço falar de milhões, mil milhões para isto e para aquilo: layoff, desempregados, empresas em apuros, a compra da TAP por 1200 milhões, a Efacec da senhorita Isabel, Novo Banco, PPPs... Mas de onde vem tantos milhões? Estará a Casa da Moeda (se é que ainda existe) com as rotativas a trabalhar noite e dia? Ou somos ricos e vendem-nos como pobres? Ou isto não passa de mais uma magia que faz brotar da mina de ouro o saco cheio do ladrão? Mistério. A TAP que todos dizem a bandeira-imagem de Portugal e durante os anos recentes da privatização era a pior companhia de todas as que voam de e para Portugal! Em Abril, no pico da pandemia, ficaram-me com o dinheiro da viagem de ida e volta a Budapeste, desligaram todos os contactos para não serem incomodados e não terem de devolver o que não lhes pertencia, e quando me desloquei ao aeroporto, sou informado que perdi a viagem e se quisesse voar mais tarde teria de pagar de novo as passagens e por um preço ainda mais elevado. Isto foi este ano. O ano passado, fui a Madrid encontrar-me com a Annie. Outro desastre. Tempos infinitos nos aeroportos, atrasos, nenhuma explicação, passageiros a granel sem o mínimo respeito por aquele que paga, etc. Perguntar-me-ão: e nacionalizada é melhor? Claro que não. Por isso, sempre que posso – e são muitas vezes felizmente – escolho outra companhia que ainda por cima praticam preços mais baratos e somos melhor considerados. 

         - Parece que há centenas de presos em Hong Kong e outros tantos deixaram o território. O ditador chinês quer acabar com o movimento pró-democracia e não olha a meios. Se for necessário liquida os jovens que gritam pela liberdade ou simplesmente pelo acordo estabelecido para vigorar até 2047 entre a China e Inglaterra: “Dois países, dois sistemas.” A nova lei de segurança decretada por Pequim é a mesma que forçou o Tibete a render-se à pata chinesa.


         - Fui a Lisboa. Antes de partir, tive de alimentar a família Black, regar as hortênsias, olhar a piscina que devia aspirar para “esgoto” como o técnico me aconselhou fazer. Não o fiz de manhã, vou fazê-lo daqui a pouco quando a temperatura descer.