segunda-feira, agosto 12, 2019

Segunda, 12.
É estranho e curioso não vermos os grandes defensores da classe operária dar o corpo em frente às câmaras de televisão pela luta dos trabalhadores de matérias perigosas. Será que Arménio Carlos, a senhora do BE, Jerónimo de Sousa preferem os banhos no Algarve ou o número dos escravos por ser diminuto não conta para votos? Se tivéssemos dúvida que a política é um jogo sujo de interesses, ficámos esclarecidos. Só o devoto e desinteressado protector dos portugueses, não se importa de convocar o Conselho de Ministros às cinco da matina por... internet, ansioso como está por ordenar ao seu exército e polícia privativos, cumpram os serviços máximos previstos na lei! Um profissional não brinca em serviço! Olarila!

         - De igual modo as televisões devem estar decepcionadas. Não há sangue, filas intermináveis, discussões e zaragatas públicas, tiros e bloqueios, apesar do seu esforço para o espectáculo acontecer.

         - Até onde chega a manipulação. Eu tinha lido em todo o lado que o salário dos motoristas era de 700 euros e contra isso apoiei e apoio a greve em curso. Sei agora que afinal é de 630 euros! A discussão com o Corregedor –  mestre em cozinhar casos políticos aprendidos na tarimba de deputado – insistia que eu era ignorante e mal informado, já que com as achegas suplementares eles recebiam para cima de mil e quinhentos euros/mês. Quando se falou do vencimento do primeiro-ministro que ele diz ser muito baixo, já só contava os 4.900 euros líquidos esquecendo-se dos 40% de ajudas de custo adicionais! Eu que vivo na necedade crassa, dou comigo a cismar: se o que ganham é tão pouco, por que se assanham em querer o poder? Então o Sousa esclarece o Helder: “meu caro, eles são grandes patriotas, cristãos dos primeiros tempos do cristianismo, portanto, pessoas desapegadas e consagradas ao bem comum. - Oh! Não me digas”, exclamei eu, desarmado.

         - Cá em casa instalou-se uma espécie de aconchego outonal. Este verão está a ser maravilhoso. Que, de resto, eu previ tendo em vista o que nos prometeram antecipadamente os senhores da meteorologia, isto é, canícula pura.

         - Levei o carro à inspecção. Pelo quinto ou sexto ano que passa sem ter ido antes ao mecânico que me sacava 120 euros simplesmente por olhar para ele e sorrir.

         - 14,56 horas. Que chatice! Então não é que os motoristas estão a cumprir os serviços ditos mínimos e tudo se passa na maior ordem; enquanto do lado do Governo e das televisões dava tanto jeito que o país se envolvesse em escaramuças!


         - A exemplo dos bravos gilets jaunes, multidões enfrentam os ditadores da Rússia e da China e saem à rua protestando contra atentados à democracia todos os fins-de-semana. Apesar dos confrontos violentos, das cargas policiais, uma nova consciência varre o mundo oprimido. Que começou nos países onde a democracia impera contra governantes corruptos, democracia falseada, direitos dos cidadãos espezinhados. Tenhamos esperança. Um mundo novo parece estar a desenhar-se levantado da revolta recalcada, dos corações sofridos, do fosso entre ricos e pobres, entre autocratas e o povo tratado com indiferença e nojo.