domingo, julho 14, 2019

Domingo, 14.
Tenho de descobrir mais sobre Saul Bellow. Um livro como As Aventuras de Augie March não pode ser só imaginação. Por muita fantasia que contenha – e contém – ele carrega com certeza uma parte da história pessoal do autor no período da depressão americana. 

         - Mortífero ataque da Al-Shabab a um hotel no sul da Somália. Morreram 26 pessoas e ficaram feridas 56. Multiplicam-se as organizações radicais e o mundo parece povoado por elas. São tantas depois da invasão do Iraque pelos Estados Unidos baseados numa mentira criminosa, que nos surpreende como tanta violência ainda não conseguiu subjugar metade da terra. Se um dia, todas estes organismos bárbaros se unirem, terão nas mãos o império de terror e então não vai haver exércitos e armamento por muito sofisticados que sejam, lhes façam frente.  

         - O Rui ausentou-se por segundos para ir ao quarto de banho. Quando regressou ao salão, surpreendido, atirou: “Possa! Já estás a ler! Enquanto fiz chichi deves ter lido duas páginas! – Apenas uma - respondi.”  


         - A seguir a três dias de canícula, eis-nos instalados num agradável verão com tempero outonal. Que maravilha! Arranjado o cano da piscina, estive hoje o dia inteiro a tratar a água, a aspirar a de novo prepará-la para os dias que se seguem. Só as tardes ventosas desarranjam a harmonia estival. Dito isto, em Espanha e na Carolina do Sul, furacões e tempestades têm causado estragos e desassossegos incalculáveis. O Planeta parece ter-se desentendido com as estações tradicionais. O diálogo antes melodioso, transformou-se em gritos de revolta. E o homem no meio disto tudo?