quinta-feira, junho 14, 2018

Quinta, 14.
Outro dia o Mário, economista de profissão, falando do que eu aqui afirmei, diz que uma coisa é o armamento nuclear nas mãos de um país como a Coreia do Norte, outra é a mesma arma de posse de países democráticos. Quando lhe recordei que isso não preserva o mundo da sua utilização por um qualquer país democrático e dei como exemplo os Estados Unidos que bombardearam o Japão com a bomba H, encolheu-se não muito convencido. Em 1981 Reagan propôs uma redução de armas nucleares. Nesse ano a América tinha 572 mísseis em território da OTAN. O que respondeu Brejnev não o convenceu. E tudo continuou como até ali. Hoje os países apetrechados com a arma mais mortal, quantos são?


         - A mim dá-me a impressão que o boom dos hostels vai entrar em breve em derrapagem. O ano passado o querido turismo de massas havia abrandado, e este ano baixou substancialmente. Eu que fui a Lisboa duas vezes esta semana, constatei com os meus próprios olhos o facto. E lá se vai o negócio fácil, que dá milhares sem grande investimento, e se ajeita à mentalidade nacional. A industria dá muito trabalho, é preciso conhecimentos, e os lucros são mais lentos.