quarta-feira, junho 06, 2018

Quarta, 6.
Mais um estudo revela a incapacidade e desinteresse dos alunos para o conhecimento.   Três ou quatro perguntas de cultura geral, forneceram respostas alarmantes, eros confrangedores, que anulam ou põem em causa o esforço dos professores e do Estado na formação dos futuros disto e daquilo. São nulidades em português, geografia (nem conseguiram situar no mapa onde fica Portugal), matemática. De quem é a culpa? Do Estado, pois claro. Para quê gastar milhões a formar gentinha que se está pura e simplesmente nas tintas para aprender. O que deviam perguntar é quem é Cristiano Ronaldo, quem ganhou a copa do Brasil em 1944, quantos golos marcou Pelé, quantos automóveis possui um craque qualquer e a sua “famila”. Isso é que é cultura e não a xaropada que os países civilizados insistem em considerar instrução. O mundo precisa de monstros, de bestas quadradas, e não de pessoas sensíveis que falam hermeticamente de coisas como filosofia, teologia, ciência, música...

         - É por demais claro que o SNS e o Ensino, tarde ou cedo passam para o domínio privado ou desaparecem. Ao Estado e aos sucessivos governos, não lhes interessa ter as sarnas dos professores, dos doentes e médicos, constantemente a fazer-lhes frente e a denunciar as aldrabices que apregoam em nome dum e doutro. Para as pessoas nunca há dinheiro, mas para se encherem, roubarem, traficarem, usarem os cargos para dar a comer, para os bancos, aparecem milhões não se sabe de onde.   

         - Os franceses já o tinham feito há uns anos em Argélia, agora os italianos não me lembro de o haverem feito. Refiro-me à atitude anti-democrática do Presidente de Itália ao não aceitar o escrutínio que deu a vitória ao Cinco Estrelas. Seguiu-se uma série de trapalhadas, com primeiros-ministros aceites e depois recusados, instabilidade e revolta popular. Até à passada semana, enfim, pacificada com o senhor Giuseppe Conte a assumir de novo a pasta de primeiro-ministro, com o apoio do M5S e da Liga (extrema-direita), Di Maio e Matteu Salvini como vice-primeiros-ministros. A argumentação foi que estes são os santos queridos da UE, porque desconfiam dela e estão fartos de a aturar. Talvez. Mas quem votou neles? E quem não encontra interesse em pertencer aquele clube horroroso, é fascista?

         - Na Guatemala o Vulcão do Fogo que estava adormecido, ressuscitou em línguas de fogo assustadoras reduzindo a cinzas povoações inteiras e matando já para cima de uma centena de pessoas. Muitos dos habitantes que moravam na sua rota, recusaram abandonar as suas casas, alguns ficaram enterrados com elas. Dias antes havia sido o Vulcão Kilauea, no Havai. As suas lavas apenas causaram danos materiais.

Vulcão Kilauea, no Havai: beleza e horror