terça-feira, janeiro 23, 2018

Terça, 23.
“E acontecerá naquele dia que o Senhor assobiará às moscas, que domina parte do rio do Egipto, e à abelha, que está no país dos assírios. E virão todos e descansarão nas ravinas da região e nas fendas das rochas e nas cavernas e em todo o buraco e em toda a árvore.” Este belíssimo versículo é de Isaías 7:18-19. Os parênteses angulares são de Frederico Lourenço na sua magistral tradução do Antigo Testamento. Ed. Quetzal.

         - Portugal é, como sabemos, um país de fait divers. Tanta conversa fiada, tanta tinta gasta, tantas imagens repetidas, tanto político palrador, e no final todos, incluindo o povo, sabem de antemão qual vai ser o desfecho do julgamento de sua excelência-engenheiro-ex-vice-presidente de Angola, Manuel Vicente, acusado de corrupção. Fica, contudo, bem a António Costa, apregoar que num estado democrático o poder judiciário é independente do poder político. Advirto os meus leitores que palavras são palavras. Quanto ao mais, tchiu!

         - Passei uma hora no atelier da Maria José. A escultora está a trabalhar no busto do bispo de Setúbal, D. Manuel Martins, uma encomenda, penso, da diocese. Esta amiga não pára. Ainda que o seu espaço esteja cheio de encomendas que não lhe pagaram e outras que não passaram de promessas de novos-ricos ignorantes, a artista prossegue com seu eterno sorriso e o vigor de sempre, o caminho traçado há décadas.

         - Estas linhas levam-me ao António Segurado. Há tempos pôs na ideia que tinha de fazer o meu retrato, não obstante a minha negação. Como eu não ia ao seu atelier, ainda por cima situado na Damaia, optou por me fotografar de todas as formas e feitios. A tela que pensava eu ele queria que a comprasse, vai ficar no espólio do pintor para memória futura. Ele é dos que pensa que a minha celebridade não tarda. Bom amigo, recomendo-te a aguardares sentado.


         - Nos pacotinhos de açúcar que a Brasileira fornece aos seus clientes, vêm inscritas algumas frases de Fernando Pessoa. Não resisto a partilhar com os leitores. “As distâncias maiores que devemos percorrer estão dentro de nós mesmos.” “Vivo sempre no presente. O futuro, não o conheço. O passado, já não o tenho.” “A renúncia é a libertação. Não querer é poder.”