segunda-feira, janeiro 15, 2018

Segunda, 15.
O Papa Francisco deixou o Vaticano para mais uma evangelização. Vai estar uma semana fora em visita ao Chile e Peru. Não abandona o seu tema preferido: os migrantes. Em contraciclo com os governos de vários países europeus e americanos que preferem fazer tábua rasa ou tossir para o lado. 

         - Uma amiga que acompanha estes textos algumas vezes soluçantes, mandou-me uma série de fotos para me refazer na confiança aos livros e, consequentemente, à literatura. 



Trata-se de uma belíssima livraria construída em Binhal, distrito de Tianjin, na China. Tem 34000 m2 e possui 1,2 milhões de livros.  


         - Ontem, ao serão, pus-me a ouvir os Fréro Delavega. Não estava aqui, mas na cela conventual do quatro de Viena, vendo nevar abundantemente lá fora, com a companhia dos músicos em fundo. Não me apetecia dormir, o quarto superaquecido (apesar da janela aberta), cansado da flanagem do dia, insatisfeito com o frio que me furtava a vagabundagem nocturna.

         - Evidentemente que é indigno tratar os africanos de “merda” como o fez Trump. Mas na mesma linha, foi François Holland quando tratava os pobres de “desdentados”. Ambos manifestam desprezo e desdém pelo o outro.  


         - Apesar de ter parado três meses, esta manhã enchi uma hora de encantamento na piscina da vila. Que prazer!