quinta-feira, novembro 09, 2023

Quinta, 9.

A esquerda anda assustada com o terramoto que lhe caiu em cima. Os poucos honestos que o PS tem nas suas filas, escondem a cara de vergonha por o Palácio de São Bento ter sido objecto de buscas pelo MP pela primeira vez no Portugal democrático e no outro. Tentam agora lançar suspeitas sobre a argumentação jurídica que levou à descoberta do polvo que amarra uma série de responsáveis políticos e empresariais em esquemas de corrupção e influências partidárias em negócios ilícitos que prejudicaram os portugueses. Mas o facto é que elementos da PSP e o juiz de instrução e procurador Rosário Teixeira, encontraram no gabinete de Vítor Escária, na residência oficial do primeiro-ministro, 75.800 euros em dinheiro escondidos dentro de livros. Pensava, provavelmente, que a casa do governante primeiro, estaria bloqueada às buscas do Ministério Público – enganou-se. Bem avisava o presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Henrique Araújo. O advogado de defesa do sujeito, diz que é normal ter consigo ou espalhados por vários envelopes dentro de livros e até com embalagens de vinho um tal montante. Costa correu com ele. 

         - Respondam-me se puderem: alguma vez um corrupto apanhado nas malhas da Justiça confirmou por vontade própria que havia prevaricado? Por isso, mesmo que o senhor Costa tenha confessado a sua inocência “olhos nos olhos” aos portugueses não ponho as mãos no lume por ele. Primeiro, porque é socialista e a história já nos deu pelo menos dois outros episódios semelhantes; segundo, porque não conheço ninguém que tanto ame a riqueza como estes infelizes camaradas. 

         - Outra coisa. António Costa que não há muito, orgulhoso da maioria alcançada, apregoava: “têm que me gramar até ao fim”, vê-se agora humilhado e como o camarada e amigo Sócrates forçado a demitir-se, e com ele o seu Governo de ladrões, mafiosos, rufias, etc. Mais: eu não conheço, mesmo no tempo do fascismo, um Governo tão arrogante como este de má memória que nos calhou na rifa da democracia. 

         - E anda a senhora Ursula von der Leyen a atezanar Zelensky com o derrube dos corruptos no seu país se quer entrar na UE, quando os que lá estão, a começar por Bruxelas, são um bando de gente putrefacta. 

         - Ontem fui almoçar com o Paulo Santos, Corregedor, Carlos e Alexandre a um restaurante na Estrela que não conhecia e onde se come cozinha portuguesa. Repasto regado de política, todos contra o João que o seu extremismo nunca o deixa ver o evidente. Pelo que observei, o PS não quer eleições antecipadas e sonha com o seu próximo muchacho Pedro Nuno Santos para a chefia do governo. O problema é que, entretanto, na fúria dos postos que dão dinheiro e honraria, se apressam a sair da sombra outros candidatos. De todos, o actual ministro José Luís Carneiro é o mais competente e sério de toda a equipa governamental. Eu voto nele porque me parece uma pessoa idónea, discreta, e pode ser no novo Governo o Passos Coelho que falta ao PS. Segue-se um longo período de prosperidade  para os advogados dos “inocentes”.