quinta-feira, abril 27, 2023

Quinta, 27.

Tenho ternura por Mariana Mortágua. Não estou de acordo com a sua ideologia, mas aprecio a inteligência e a frontalidade como encara a política. Há muitos anos que sei das suas opções sexuais, embora nunca aqui as tivesse revelado por achar que isso não é assunto que valha a pena mencionar e só a ela dizem respeito. Louvo, todavia, a sua coragem que devia ser seguida por outros políticos, pela simples razão que o ar é aberto, as ruas plenas, os jardins recônditos e as tentações amigas da libido insatisfeita... 

         - Triste figura a do presidente da Assembleia da República, ao lado o senhor Silva, a gesticular contra a fúria do Chega pela utilização do 25 de Abril na Casa que é de todos os portugueses. Por essa razão, Augusto Santos Silva, excluiu o partido das delegações que o acompanham nas visitas oficiais ao estrangeiro. André Ventura fala em vingança; eu falo em prepotência, desprezo democrático e ditadura. Noutros tempos, partidos de esquerda, fizeram coisas semelhantes no Parlamento e nenhum presidente utilizou a força. O Chega deve agradecer ao bizarro socialista que, vindo de estratos partidários mais à esquerda do PS, aplicou os mandamentos coercivos que neles aprendeu. É graças a ele que o partido Ventura irá posicionar-se como a segunda maior força do país. Pode-se contestar a forma, mas não o conteúdo. Doze deputados representam muitos milhares de portugueses, goste-se ou não. 

         - Prometem-nos para hoje o dia mais quente desta Primavera em flor. Trabalho no salão, as janelas abertas, o computador nos joelhos e o perfume deste jardim natural a entrar vadio inundando todos os recantos. A Piedade trabalha na cozinha, ouço os seus movimentos, e a casa inteira cede ao encanto que se desprende das estantes abarrotar de livros, da quietude que se instala, do rumor do passado quando aqui aportavam a família e os amigos e a festa entrava e assentava arrais de amizade e cumplicidade. Cedo estive a regar. Depois fui avançar um pouco mais no desmate das silvas sob o loureiro. Tenho para um certo tempo, de modo a não sofrer arranhões que já exibo nos braços. Estes são a fase para aqueles instantes de reflexão e leituras que espero encher nas horas tardias ou nos alvores alvos das futuras recordações.   

         - Eu dizia à Annie que se prepara para cá vir, que lhe dou a minha riqueza e a minha pobreza.