quarta-feira, abril 12, 2023

Quarta, 12.

O cansaço de ontem foi tal, que me atirou para a cama às dez da noite e prontamente o sono me veio abraçar e nem direito tive àqueles sonhos libidinosos que me fazem tão feliz... 

         - Comecei a leitura dos Livros Históricos e logo com a decifração entre YHWH e Josué. Frederico Lourenço ajuda-nos explicando que na forma grega o nome é Iésous, já em hebraico, passa a Yehoshua, mas com o significado de YHWH e em latim Josué. Finalmente vieram os Setenta sábios que, para evitar confusão, fixaram o glossário em Josué e não Jesus. Assim, tenho de primeiro encaixar na minha cabeça esta atribulada situação, para poder prosseguir na leitura do Antigo Testamento. Se conhecia o tetragrama hebraico YHWH, e me habituara a identificar por Jesus, vou ter agora de separar as águas no estudo e conhecimento do texto de Josué. Oh, céus! Toda a filosofia e teologia juntas, não possuem a força da oração – um simples padre-nosso salmodiado com fervor, deixa de lado todos os tratados teológicos e toda a parafernália religiosa. 

         - Acabei de acartar o entulho das yuccas. Foram mais quatro carros para o sítio onde no próximo inverno desaparecerão no fogo. Vou despachar-me para fazer meia hora de natação. O tempo mudou. O que veio agora é uma manta cinzenta descendo do firmamento e matizando a Terra de uma leve tristeza – a tristeza que não consente a luz das manhãs claras da Primavera. (Escrevo para fugir ao apontamento político que corrói estes milhares de palavras aqui debitadas. É uma alegria e um bálsamo para a minha mente, declinar tudo quanto se passa neste país abandonado à sua sorte, pilhado de todos os valores, morais e materiais.) 

         - Há um estudo curioso saído (julgo) em 1947, da autoria do Dr. Gregorio Marañon, A Evolução da Sexualidade e os Estados Intersexuais, referido algures nas leituras de Julien Green. O médico diz coisas como estas: os últimos filhos de um casal, são frequentemente invertidos, porque a mãe está esgotada e também o pai; as gravidezes sucessivas são menos diferenciadas. Não sei se estou de acordo, mas quando observo o que se passa à minha volta, e, sobretudo, aquela expressão tão cândida “éramos quatro e só aquele saiu homossexual”, sou levado a pensar que há qualquer coisa de misterioso na homossexualidade que a ciência não conseguiu até hoje explicar e a Igreja encaixar. E acho que a coisa também lá não vai, com a equiparação da homossexualidade à heterossexualidade e muito menos na gritaria LGBTQQICAAPF2K e mais a tralha anexa. A sexualidade em toda a sua dimensão, tem de ser consentida e vivida de acordo com a natureza de cada um e não com a oficialização de padrões morais e sociais que não têm em conta o ser humano. Quanto mais a sigla LGBT e o resto se libertarem do espectáculo muitas vezes ridículo e recusarem equiparar-se em vidas paralelas às dos heteros, mais a afirmação da sua natureza será reconhecida como contributo enriquecedor da diversidade natural.  

         - “L´inspiration est décidément la soeur du travail journalier”, dizia Baudelaire. Vou encaixar esta afirmação de um homem que tanto trabalhou e levar a cabo o fim da primeira parte do romance.