sábado, abril 01, 2023

Sábado, 1 de Abril.

Não tenho apetência para me encostar aos outros. Assim, tentei pintar os vidros da janela da biblioteca de cima, evitando que o John cá viesse. Não sei se ficou bem, mas para o caso pouco importa. O que interessa é que o conjunto cumpre integralmente o objectivo e o resultado não me parece de todo mau. Criou-se ali um ambiente propício ao estudo, às tardes de calor quando as horas voam na leitura dos meus autores. Por outro lado, esbateram-se as sombras que atapetavam os degraus nas escadas, criando hesitação perigosa quando se desce; para além de evitar que o sol bata intenso nas lombadas dos livros, queimando-as. 

         - A Maria José e eu, fomos sempre grandes entusiastas da obra de Sebastião Fortuna e estamos  agora tristes por ver o destino que uma vida a ela consagrada parece estar a tomar. Fortuna arrastou-se já no limite das suas forças e dos seus dias, acelerando a construção do seu museu perdido o grande espaço que possuía um pouco mais adiante da sua casa. Os filhos parece que não têm dinheiro para pagar o lar onde está a mãe (ele é professor universitário e deve ganhar pelo menos 3 mil euros) e querem desfazer-se daquele espólio e alugar a casa para ajudar nas despesas da viúva. A junta de freguesia e a câmara também não se aproximam para fazer da casa museu e assim responder ao muito que Palmela e Quinta do Anjo devem ao ilustre desaparecido. A nossa indignação de nada serve. Todavia, pela minha parte, não conto com nada da parte dos autarcas que nos governam – são incultos, saloios, rudes, oportunistas, sectários e governam a mando dos partidos. Resta-me pensar que Sebastião Fortuna viveu a vida a realizar os seus sonhos e decerto foi feliz assim. Fez bem a muita gente, sobretudo às sucessivas camadas de ucranianos e romenos que acolheu, deu trabalho e uma família. Um ainda hoje vive na casa que deixou.   

         - Vamos entrar na Semana Santa e mais tarde no Pentecostes assim entendido por católicos e ortodoxos. Contudo, os ingleses protestantes de antigamente, chamavam a esse dia Whitsuntide quando o Espírito Santo desceu sobre os apóstolos cinquenta dias depois da Páscoa e Jesus Cristo ressuscitou. 

         - A prova que vivemos consecutivamente em propaganda, está nas palavras de António Costa e no zero iva dos produtos essenciais, depois de terem censurado aqueles que o reclamavam e eles respondiam não ser possível. Pois eu, esta manhã, pedi no café uma garrafa de água de 33 cl. e paguei 1.30 euros quando antes custava entre 80 e 90 cêntimos.  

         - Acabei hora e meia de trabalho no corte (pela terceira vez) do mato acumulado à frente da casa. Espero que seja a última e não venha mais chuva a povoar a terra de toda a sorte de erva. Vou tomar um duche e por hoje basta.