domingo, abril 23, 2023

Domingo, 23.

O senhor Silva de braço dado com o senhor Costa, tem andado por aí a desdizer o que a UE e os EUA não gostaram que ele tivesse dito, acentua a sua fezada na paz ligado com aqueles que sempre disseram querê-la, desde que à Ucrânia soberana seja surripiada a Crimeia e o Donbass. Este troca-tintas, tem tido o apoio velado do BE, e total do PCP e do PS. Eu se tivesse de enfrentar qualquer um destes partidos, escolheria os comunistas porque expõem às claras o que lhe vai no coração, enquanto os outros são oportunistas que rapam tudo o que podem e surfam a melhor onda. 

         - Ontem, como é hábito, fui aos pequenos agricultores do Pinhal Novo. Passando por cima do imprevisto que foi ter ficado, de súbito, sem carro para regressar a casa e a ajuda perfeita do ACP, tudo o mais desfraldou a manhã de luzência e hilaridade. Quando estava a comprar legumes à minha vendedeira do costume, entrei num diálogo com ela que surpreendeu uma cliente que se encontrava ao meu lado. A senhora (janota), olhou-me de cima a baixo e quando deixei cair uma moeda, ela baixou-se para a apanhar. Disse-lhe: “Não se incomode, são dez tostões.” Ela riu-se e eu continuei a conversa com a camponesa. Mas a cliente não tirava os olhos de mim. Pensei: “Mais uma namorada?” A dada altura pergunto-lhe : “Que tenho eu para me olhar tanto? - Estou a pensar que não é quem aparenta ser pelo modo como fala. Há qualquer coisa que não bate certo.” Ri-me sem me desmanchar e retorqui: “Sabe adoro andar roto e sujo. (Na realidade tinha um buraco na frente da camisola feito por uma traça esfomeada e as calças sujas dos trabalhos de campo.) A Piedade que me conhece há trinta e tal anos, costuma dizer: “O senhor pode andar como quer porque tem bom ar.” Brrrrrrrrrr! E o Francisco, africano, quando por aqui vinha, concluía: “Um branco pode andar sujo e roto, um preto chamam a polícia porque é ladrão.”