domingo, novembro 06, 2022

Domingo, 6.

Em princípio toda a revolta me apaixona, mas quando ela é pela liberdade arrebata-me. É o caso da juventude no Irão que ao cabo de 50 dias não baixou a sublevação, pese embora o número de mortos às mãos dos verdugos ayatollahs. Ontem houve mais uma dúzia de mortes; uma de um jovem estudante, Mahasa Amini, 22 anos, por uso indevido do hijab, o obrigatório lenço islâmico para rapazes. O objectivo dos universitários e universitárias é acabar com a ditatorial República Islâmica e com o chamado Guia Supremo, Ali Khamenei. 

         - Sexta-feira voltei ao Dr. Cambeta. Sessão rápida apenas para ajustar a prótese e combinar já o mês para a definitiva. Contrariamente ao anterior médico dentista (que me tratou o maxilar superior), o Dr. Cambeta apressa tudo e sem dores de maior. Só me dói e muito o preço; daí que lhe tenha dito que só lá para meados do próximo ano poderei pensar em colocar a  irrevogável. “Deixe-se disso. Quero-o cá em Janeiro. E não se preocupe com o pagamento. Como lhe disse paga quando e como puder.” E esta, hem! 

         - Depois fiz o passeio a penates entre a Av. Bordalo Pinheiro e o Corte Inglês, atravessando o jardim que fica contíguo à Praça de Espanha. A manhã estava soberba, mais aberta e feliz porque tinha deixado para trás os dias proparoxítonos e pardacentos. Tomei café com um doce no pequeno bistro do primeiro andar, a memória ora em Paris sentado numa esplanada em Saint Germain-des-Prés, ora no lento vagar do tempo da minha adolescência, quando não tinha nada de responsável para fazer, senão entregar-me às horas no remanso supremo do vazio repleto de sonhos. Ali estive por um longo momento ausente, a mente a deixar-se prender nos pequenos nadas que são tão essenciais à existência, como observar quem passava, quem se sentava, quem olhava na avidez sensual que tudo possui e nada tem. De seguida desci à livraria sem deixar de piscar o olho ao Zénite armado em relógio de pulso, pela módica quantia de 10.499 euros, para adquirir o último romance de Francisco José Viegas, Melancholia. Almocei no Vitta Roma e voltei para casa no Fertagus dos que acreditam que a covid já era. Ao serão, curioso por ver em que estado se encontrava o inspector Jaime Ramos, devorei cinquentas páginas antes de subir para dormir. 

         - Esta manhã fui assistir à missa na capela do Senhor do Bonfim, em Setúbal. Há cerca de dois anos que lá não entrava, e foi com surpresa que revi os fiéis que antes da pandemia a frequentavam. Vi-os todos mais velhos uns anos, o celebrante incluído, cabelo grisalho ou branco, mas a mesma devoção e atenção às palavras do Evangelho. A velhota simpática que costumava ficar sempre a meu lado, nos últimos bancos junto ao guarda-vento, e me cumprimentava com um doce e terno sorriso bonito, não apareceu. Teria falecido? Espero que não. Porque ela era em certo sentido a união que nos juntava no silêncio dos lábios que rumorejam e deixam passar a solidariedade que carrega cada oração.