sexta-feira, setembro 23, 2022

Sexta, 23.

Diz o Governo e repete-me no seu fanatismo insuportável o Corregedor: Portugal este ano cresceu 6 e qualquer coisa por cento. É óptimo? Seria se o país real, varrida a propaganda, estivesse sólido, apto a enfrentar a crise e os meses e decerto os anos que aí vêm. Aos dois milhões e meio de pobres, devem juntar-se mais uns milhares. Nenhum Governo, repito, nenhum depois do 25 de Abril afastou do nosso horizonte social este pesadelo. Mas Portugal, no crescimento dos papéis económicos, é o maior da União Europeia. Não há paciência! 

         - Chegou-me ao telemóvel o novo “apartamento de luxo” que António Costa comprou por 276.050 euros (a notícia vem acompanhada de fotos). O negócio, quanto a mim, não parece ter nenhum cambalacho típico das acções do nosso primeiro-ministro (pior e menos transparente foi a compra da casa do seu provinciano sacristão, adiante). Nasceu, por assim dizer, do primeiro andar, uma cave, que Costa adquiriu e onde morou e depois vendeu, comprou um andar e de seguida transaccionou até ter a soma que lhe permitiu agora oferecer-se o tal “apartamento de luxo” na zona de Benfica onde tem vivido. À parte os inúteis e insuspeitos 50 euros, eu não quereria viver naquele “luxo” liofilizado. Horror! horror!, excelência! Apesar de não gostar da sua política, pela simpatia que é, gostava de o ver a acabar os seus dias num ambiente onde se respirasse vida. Ali, a avaliar pelas fotografias, respira-se o tédio fastiento do vazio cheio de coisa nenhuma.    

         - Vou transcrever o Público. “Putin foi pressionado pelo povo russo, pelo seu partido e pelos seus ministros para criar esta operação especial”, disse Berlusconi à televisão pública italiana RAI na quinta-feira, utilizando a retórica oficial russa para a guerra. O plano da Rússia era, originalmente, conquistar Kiev “em apenas uma semana”, e substituir o Presidente ucraniano democraticamente eleito, Volodymyr Zelensky, por “um Governo de pessoas decentes”. Com isto feito, “Putin abandonaria a Ucrânia na semana seguinte”, acrescentou.

“Eu nem entendi o porquê de as tropas russas se terem espalhado pela Ucrânia. Para mim, deveriam ter ficado apenas em Kiev”, disse Berlusconi, de 85 anos, que uma vez descreveu Putin como um “irmão mais novo”. O pobre milionário está visivelmente tatibitate. Que c´est triste vieillir! Aquilo de que me apercebo, é que Putin tem as boas graças da direita e da esquerda. Por que será? 

         - No Fertagus que me trouxe de regresso ao paraíso, sentados nos bancos prioritários, encontrava-se um casal curioso. Ela de grandes cabelos brancos, farto peito aberto à admiração de quem ousava olhá-lo, vestida com um conjunto florido em tafeta, uma perna traçada sobre a do seu acompanhante; ele um cota careca, gordo, a camisa aberta até ao umbigo, a peitaça peluda, em calções e barriga imponente. Ela, durante todo o trajecto até Pinhal Novo onde saí e os deixei, a cantarolar para quem a queria ouvir: “Quero amar perdidamente...” Com ou sem melodia, os dois não se calaram um segundo, o tempo todo a contar banalidades sem fim. Pergunto-me: como são estas almas em casa e, se me permitem, na cama?