domingo, setembro 18, 2022

Domingo, 18.

Não quero ser do contra, mas a dupla Manuel Pizarro/ Fernando Araújo tem tudo para não dar certo. A começar pela galinheiro onde Costa quer enfiar os dois homens dando, inclusivamente, um bónus (lá está o bónus tão caro ao primeiro-ministro) pelo bom exercício do cargo ao segundo. Marcelo acaba de aprovar o decreto-lei que define e regula a direcção executiva do Serviço Nacional de Saúde. Se funcionar, é a primeira infra-estrutura do governo socialista ao fim de seis anos! Cá estaremos para seguir o trabalho de um e outro, sendo certo que Pizarro não me convence como ministro da Saúde, por ser um homem demasiado pegado a António Costa e Araújo um técnico que honra as boas contas e o rigor – factores antagónicos para os socialistas.  

         - Fernando Medina, a semana passada na Assembleia da República, atacou o PSD dizendo que “não tem autoridade para falar sobre pensões”. Discutia-se o aumento das pensões para 2023 que, como toda a gente sabe, foi o maior imbróglio criado pelo eminente chefe das finanças e o seu amado patrão. A resposta de socialistas e partidos de esquerda, vem na ponta da língua: “Vocês fizeram a pior austeridade de que há memória.” Quando não se tem argumentos, não se sabe ou não se pode fazer melhor, recua-se aos anos da troiyca que até nós chegou devido aos roubos de toda a ordem perpetrados por José Sócrates e... ao famoso PEC IV que a esquerda não gosta nada de recordar e pelo qual cai o Governo do açambarcador. Neste PEC, está lá escrito a austeridade, mais um conjunto de medidas: aumento de impostos, corte de despesa, diminuição do nível de vida. Mais: no estado em que encontrou o país, a Passos Coelho que foi um homem sério e competente, não restavam outras alternativas se queria ter dinheiro para pagar ordenados e pensões no fim  do mês, que fazer o que fez. Eu não gostei e até fui para a rua contestar. Não contra o essencial das medidas, mas contra o excesso que foi além do que propunham os técnicos internacionais. Se os nossos políticos fossem honestos e não homens de propaganda, diriam que ao ufanoso Costa das reversões salariais, já Passos Coelho havia começado a repor os salários cortados. Mas sobre tudo isto: bico calado. E por favor, mais uma vez, por favor, não fales do PEC II e PEC III aplicado por Sócrates que trouxeram 10 mil milhões de austeridade. Lembram-se da humilhação dos velhos sem poderem às portas da Segurança Social obrigados a provar reformas miseráveis? Este bem-aventurado período socialista, é assombrado por tudo quanto se passou há dez anos. Entretanto, o seu grande obreiro, José Sócrates, anda pelo mundo a tirar cursos rápidos, em Paris esteve para aprender francês e tocar piano e agora goza da tranquilidade seráfica das areias calmas da Ericeira, o ripanço da sua conta bancária. Olarelas!  

         - Há pouco andei por aí a olhar as árvores. As oliveiras (meia dúzia) não se vê uma só azeitona. Ao invés os primeiros dióspiros, nada a ver em beleza, tamanho e sabor com os do ano passado, embora os tenha regado, apareceram em quantidade reduzida. Idem para as macieiras quase despidas. Quem  está florescente, são os marmeleiros, o medronheiro, e pouco as romanceias. Há dois dias colhi os derradeiros figos, pequenos e muito doces. 

          - Ao ditador de Moscovo, só lhe resta para salvar a face, incendiar o mundo com a arma nuclear. Em debandada da Ucrânia, graças aos seus bravos soldados e ao fogo espiritual do seu Presidente, deixa para trás um campo de sepulturas improvisadas, com mais de 450 mortos, entre soldados e civis. Destes muitos apresentam sinais de violentas torturas e todo o campo de Izium, no nordeste do país, é um lençol de crimes contra a humanidade. Bem fez Joe Biden que antes de deixar os EUA para integrar o corpo de dirigentes mundiais no funeral da rainha Isabel II, avisou:  “Dont´t. Dont´t. Don´t.” 

         - Itália, a bela Itália, conheceu um terrível temporal que arrasou aldeias e vilas na região central. Só quinta-feira à noite foram registados quase 400 milímetros de chuva, o equivalente a seis meses na região Ancona e na sublime Umbria. Morreram pelo menos 10 pessoas. 

         - O PCP cava todos os dias mais funda a sua sepultura. Numa semana votou contra o voto de pesar pela morte do grande estadista que foi Gorbatchev. E contra a adesão da Finlândia e Suécia à NATO. Ele e os chupa-galhetas do BE. Em ambos os votos, sós.