quarta-feira, outubro 06, 2021

Quarta, 6. 

Depois da debandada reprovável por irresponsável e sem sentido humano de nenhuma espécie dos EUA (fuga à Trump), o que era expectável no Afeganistão está a acontecer. Sucedem-se os atentados, a humilhação das mulheres, a imposição da Sharia enquanto pilar da Justiça, a fome, o subdesenvolvimento de toda a espécie e por último as rivalidades de seita entre talibãs e radicais do Daesh-K. Estes ou os outros – para o caso pouco importa – atacaram a mesquita de Cabul no momento das orações e o resultado foram vários mortos e muitos feridos.  

          - Ontem vindo eu no passeio da Avenida de Roma calmamente na direcção da estação de comboios, vejo vir na minha direcção uma rapariga de bicicleta. Estaco preparando-me para o embate, quando ela na minha frente, as rodas a tocarem-me nas pernas, ambos baloiçando o corpo para nos mantermos de pé, hesitantes, a bicicleta tomba para o lado direito, ela já quase no empedrado agarra-a e assim consegue escapar ao desastre. Um pouco adiante dois companheiros, também montados, assistem atónitos à cena. Aquela artéria da cidade não tem aquilo que o bebé Nestlé amava tanto e julgava indispensável à vitória: as ciclovias. A miúda, aflita, pede-me desculpa. Respondo: “Na cidade não devia ser permitido andar de bicicleta.” Olhou-me espantada e deve ter levado a novidade aos camaradas que me miraram com igual espanto. 

         - Estou agora entregue a pequenos trabalhos. Sem ter parado o tratamento da água – logo vou fazer os meus tradicionais 30 minutos de natação (permitam-me que recorde Madame Juju de “nadação”) -, andei esta manhã a apanhar dois baldes de pinhas no fundo da quinta para a lareira. Primeiro havia recolhido duas dúzias de dióspiros e, se antes pensava não ir gozar daquela delícia, agora temo não ter um só para levar à Annie. Tempo magnífico, sol em cheio, luz a abarrotar, sossego, paz derramada dos confins do universo onde nenhum homem chegará alguma vez, armazém de todos os mistérios e segredos, lugar de deuses e deusas, só acessível aos poetas que nunca abdicaram daquele maravilhoso mundo.