segunda-feira, setembro 15, 2025

Segunda, 15.

Novo ataque de Israel ao Iémen. Que eu me lembre, Benjamin Netanyahu, já bombardeou uns quantos países soberanos – Irão, Qatar, Síria, Líbano, Iémen  para não falar da Faixa de Gaza, Cisjordânia e passo. A tudo se permite o homem que governa Israel, com as costas quentes de Trump e como ele com a mesma arrogância de senhor do Médio Oriente. Até quando? 

         - É preciso que se registe, que a morte do apoiante número um de Donald Trump, Charlie Kirk,  assassinado numa universidade americana, é fruto da liberdade que cada americano possui de usar armas de fogo e de que o actual chefe da Casa Branca é acérrimo defensor. 

         - A ONU aprovou a resolução que pede a solução de dois Estados para Israel e Palestina. Na sessão foi condenada de forma explicita o HAMAS e foi aprovada com 142 votos a favor, 10 contra e 12 abstenções. Contra votaram os EUA, Israel e Hungria, a República Chega absteve-se. De assinalar que todos os países europeus votaram a favor. 

         - No Nepal a nova primeira-ministra, Sushila Karki, foi aclamada pela dita Geração Z, aquela que quer ver o Governo invadido por miúdos da sua geração. 

         - A engenhoca que o Nilton montou no skymer, aparentemente resultou: a água deixou de verter e tem-se conservado em bom funcionamento. Quem se vai aproveitar sobretudo quando um novo Verão chegou, sei eu quem é. 

         - Bolsonaro parece que não escapa da cadeia por bons e fartos anos. O Nilton que o apoia sem reservas, ao saber da sentença, diz que o vai visitar logo que vá ao Brasil.