Quinta, 25.
O lúcido discurso de Zelensky na Assembleia das Nações Unidas, devia ter sido motivo bastante para alertar o mundo para o estado periclitante em que se encontra. “Não é o direito internacional, não é a cooperação internacional – as armas decidem quem sobrevive” disse o Presidente da Ucrânia. Trump também esteve no mesmo fórum sempre imprevisível, sempre descompensado. Desta vez, foi ao ponto de desdizer tudo aquilo que anda a declarar desde que chegou ao poder. Para grande surpresa do mundo inteiro ali reunido enquanto nações, afirmou que Kiev tem condições para reconquistar todo o território actualmente ocupado pela Rússia. E disse mais, fora do Hemiciclo, quando os jornalistas lhe perguntaram se os países frequentemente sobrevoados por aviões russos deviam abatê-los, respondeu sem hesitar que sim. Contudo, oh! contudo mais tarde, o seu secretário de Estado, Marco Rubio, reafirmou a necessidade de negociações imediatas entre a Ucrânia e a Rússia. A habitual patada no cravo e outra na ferradura.
- Os Açores fecharam-se em casa, correram as persianas, trancaram as portas, e tolhidos entre si, esperam a fúria do furacão que tem semeado desgraças e mortes por onde passou – o Gabrielle. Depois do Ragasa que ainda anda pela China, surge este, todos com nomes humanos, como para nos apaziguar assim como quem diz “desculpa lá qualquer coisinha”.
- Deu-se o caso de ter ido ao LIDL comprar um par de calções para trazer por aqui não sabendo onde guardei os que há anos me serviam. Chegado à caixa onde estava uma velha amiga sempre de sorriso e boa disposição, disse-lhe que tinha perdido as calças e daí ter adquirido as que trazia nas mãos. Pergunta-me ela: “Então não sabe onde perdeu as calças?” “Não.” Gargalhada forte da sua parte extensiva aos que estavam atrás de mim. Insistia ela muito admirada: “Essa agora! Então não sabe onde deixou as calças!” Ante o espectáculo que de súbito se gerou, com clientes a rirem com vontade e a empregada muito corada, informei: “Sabe, eu frequento muitas camas e decerto em alguma esqueci ou tive de fugir à pressa.” Agitação geral. Deixei o estabelecimento deixando para trás o coro dos clientes a rirem à desgarrada.
- Vou fazer meia hora de natação. Está um sol magnífico por aqui, quente sem magoar, céu limpo e virgem, silêncio alastrado ao interior do tempo que com tempo se arrasta para a eternidade...