quarta-feira, setembro 03, 2025

Quarta, 3.

Ontem dei um salto a Lisboa para tratar de um assunto e na volta abanquei na Fnac. Lá encontrei os leitores do costume debruçados sobre os livros e os passantes apressados da bica ao balcão. Lembrei-me do Lionel quando uma manhã lhe tracei a visita à Baixa lisboeta e depois o encontro naquele lugar para o almoço. Posteriormente, estando nós aqui sós, ele a ler um ensaio sobre Vasco da Gama, eu a escrevinhar coisas que me ocorriam ao cérebro, ambos sentados lá fora sob o toldo, disparou: “Aquele café na Fnac é onde costumas escrever?” Perante a positiva, acrescentou: “Também me pareceu pelo número de intelectuais que lá vi. – Mas olha que lá não vou pela frequentação, mas pelo sossego. – Então e a Brasileira que disseste ser encontro de homens da cultura. –Isso foi no passado, no tempo da ditadura. – Por isso, sem te querer magoar, quando nos lá levastes achei aquilo impróprio para o debate de ideias devido ao movimento dos turistas. Até aqueles velhotes que me apontastes serem o que restam desse tempo, achei estarem ali abandonados.” 

         - Comecei o dia a colher figos e amoras. Obriguei-me a não arredar pé deste espaço de forma a cumprir uma série de projectos. Desde logo regas, de seguida, intercalando a escrita com a leitura, fui fazendo compota de figo – uma paixão que me enche de prazer. Eu se habitasse em França ou nos EUA, seria rico só com a transformação da fruta em um doce de comer e chorar por mais. No fim do dia, mergulhei para meia hora de natação. 

         - Nunca tal me aconteceu. Marquei consulta para a minha médica de família, e só obtive data para... 30 de Outubro! Antes, isto é, há meia dúzia de meses, ainda era possível conseguir em duas semanas. Isto prova a degradação da Saúde em Portugal. Não sei de quem é a culpa, a ideologia de esquerda quer o impossível, a de direita o cruzamento da doença com o enriquecimento de uns quantos. 

         - Aquele trio sinistro Vladimir Putin, Xi Jinping ping ping, Kim Jong-un, reunidos na capital da China com o propósito de assinalar o fim da Segunda Guerra Mundial, parece mais um ditame que antecipa o princípio da terceira guerra. Avisos não faltaram no discurso do ditador chinês diante de um exército autómato, espécie de gnomos emergindo do fundo dos tempos, com toda a caterva de material militar: miíseis supersónicos, navios, aviação, veículos blindados, de forma a pôr em sentido a Europa e os EUA. É esta a paz que estes tipos apregoam querer. 

Olha que três...

         - Já agora. Putin diz não se opor à entrada da Ucrânia na UE. Mas que tem ele a ver com isso e que importância tem o seu acordo, se o país é independente e capaz de preparar o seu futuro e o dos seus cidadãos! Que, de resto, antes da invasão russa se tinha manifestado aos milhares pela adesão à União Europeia. 

        - Há dias, forte tremor de terra, abalou o Afeganistão. Imagens impressionantes, pessoas despedaçadas de dor pelos familiares mortos e pelo futuro imediato numa terra governada por sectários em nome de deuses que sentenciam um destino de escravatura, humilhação e desprezo pela vida humana.