quarta-feira, outubro 29, 2025

Quarta  29.

O Chega de André Ventura tem muita sorte com o propagandista da sua ausência de ideias, dos seus impulsos em momentos apropriados, das suas querelas mesquinhas, da oportunidade dos seus dichotes, esse divulgador chama-se Partido Socialista. Foi o partido de Sócrates, Costa, Santos Silva, Nuno dos Santos que lhe deram a fama e o proveito que hoje enche de orgulho o chefe chico-esperto.  

         - O furacão Melissa que entrou como um touro na Jamaica, tocado a ventos que atingiram 295 km/hora, fez estragos monstruosos no Sudoeste do país, reduzindo a nada extensas áreas de campo, derrubando árvores, casas, estradas, num rasto de estragos por todo o lado e mais de meio milhão de residentes sem energia eléctrica. Graças à competência do Governo que se preparou com eficácia para enfrentar o touro, até ao momento não há registo de mortes. O monstro dirige agora para Cuba. 

         - O Orçamento do Estado foi aprovado na Assembleia Nacional. Do que percebi, aquilo é toma-lá-dá-cá. Outra coisa não seria de esperar, num país sem investimento público e privado. A máquina administrativa é muito carregada e os seus 700 e tal mil funcionários sempre ávidos de melhores salários e muitas greves pelo meio. Daí que, no que toca ao SNS, a ordem tenha sido para cortar a eito nas despesas, mesmo que isso implique menos actos médicos - as famosas cirurgias fora do horário para aliviar as listas de espera -, gastos com medicamentos, contratação de pessoal clínico e prestadores de serviços...  Espero que a senhorita Joaninha da FNAM dê uma olhada ao OE e deixe de alimentar as fantasias e ambições dos seus arregimentados e enfrente a realidade do país. E já agora nos diga o que pensa dos 800 milhões de euros de fraudes no nosso pobre SNS. 

         - Prometeram-nos as trevas, a desgraça, mas o que tivemos por aqui foi um dia resplandecente de Sol e calor qb. Não deixei a casa e os arredores nem para ir lá abaixo ao portão ver se o carteiro tinha feito greve.