quinta-feira, outubro 23, 2025

Quinta, 23.

Provavelmente não combinaram entre si, mas o que é facto é que um faleceu e logo depois o outro. Falo de Francisco Pinto Balsemão e Laburinho Lúcio. Aliás a debandada parece ter-se instalado – todos nos deixam e todos nos fazem falta por razões diversas. Tem dias foi António Borges Coelho, pouco tempo antes Manuel Cargaleiro. Com todos eles tive conctado, com dois amizade. Só falei uma vez julgo na Nazaré, com o Ministro da Justiça do governo Cavaco Silva (já agora que este não se lembre de nos deixar também). 

         - Evidentemente, que a SIC e os seus colaboradores façam uma emissão inteira dedicada ao desaparecimento do seu fundador, é respeitável e natural. Eu cruzei-me diversas vezes com o dono do Expresso nomeadamente no jornal A Capital e nem sempre estivemos de acordo em questões várias. Mas tinha simpatia por ele, embora ache que ninguém à face da terra tem o consenso que nos querem impingir. À boa maneira portuguesa, Maria vai com as outras, o coro que se levantou é ridículo e tem mais de espectáculo, de hipocrisia, que de unanimidade e respeito pela vida tout court. A começar por aquela figura, essa sim, destinada à galhofa que é o actual Presidente da República. Todos conhecemos as suas divergências e ainda há dois anos, na sua biografia, Pinto Balsemão dedica um capítulo pouco simpático a Marcelo Rebelo de Sousa. Quer-me parecer, se tanta gente desceu à rua de lágrimas de crocodilo vertidas sobre  o caixão do desaparecido empresário da comunicação; com Marcelo, chegada a sua vez,  será um coro de gargalhadas...  

         - O criminoso Netanyahu, como venho dizendo, perdeu em todas as frentes. A pouco e pouco, todos o abandonam e prevejo que até Trump se fartará das suas obsessões expansionista e do seu desprezo pela vida humana. Ele e a trupe de criminosos, incerta a Faixa de Gaza, a desilusão do acordo de cessar-fogo, querem tomar a Cisjordânia como forma de manter a guerra. O mundo inteiro está farto de imagens como esta que parece fazer renascer os ortodoxos que o mantêm no poder. 


Pertencerá esta criança ao HAMAS?