sábado, fevereiro 25, 2023

Sábado, 25.

O doutor honoris causa, engenheiro de princípio de vida, com diploma tirado ao domingo, de seu nome José Sócrates, socialista, bem entendido, não pára de nos surpreender. Em 2022, em plena crise covid, arranjou meio de um tal Adelino Machado, residente em Paris onde se dedica à compra e venda de imóveis (entre outros negócios), embora falido, lhe enviar para a sua conta na CGD, a quantia de 12.500 euros mensais. Parece que o ilustre ex-primeiro ministro foi contratado para dar pareceres sobre negócios ou coisas semelhantes. Nada mau. De facto, o homem deve ser especialista em tais actividades, pois dez anos depois de ser apontado pelo MP de vários crimes de corrupção, ainda está em liberdade, a passear pelo Brasil e Europa e a viver à beira-mar de barriga farta como qualquer capitalista inglês ou americano. 

         - Quelle pagaille! Por todo o lado súbita descida de temperatura, aqui como nos EUA onde cidades e vilas estão num caos. A quantidade de neve é tal, que paralisou a vida em Nova Iorque e noutras zonas do país. Eu voltei a acender a lareira e ontem, tendo passado o dia em Lisboa, fiz para aquecer a pé a distância entre o Saldanha e o Corte Inglês onde fui pagar o que consumi no mês passado. Com isto tudo mais as piscinadas e o corte da erva, a tensão está já no normal. Continuarei com a porcaria química (só metade da drageia) até dia 9 de Março, altura em que a minha generosa médica me quer tornar a ver. Deixei de estar obcecado com a medição, mas confirmo que ela sobe quando escrevo duas horas no romance – pelo menos mais três décimas. Esta semana, neste particular, não me posso queixar. Das cento e tal páginas que devo rever, já conclui metade. E encontrei matéria interessante, passagens bem urdidas, sobretudo no que diz respeito a Ana Boavida. O despertar de Leonardo no concerne ao casamento onde há sempre um que domina o outro, tem excertos curiosos do ponto de vista psicológico, rompantes imprevistos para Ana que pensava ter no esposo o cordeiro domesticado. 

         - Aquela de o ministro dos Negócios Estrangeiros ter convidado Lula da Silva para discursar na Assembleia Nacional no dia 25 de Abril, não lembra ao careca. Marcelo não gostou, a direita não apreciou, a esquerda só o PCP (claro) se congratulou. O Presidente nunca gramou o sujeito. Eu tenho-lhe alguma estima porque tive pena de o ver, cândido e humilhado, seguindo o Presidente da República como um cordeirinho nas deslocações que ele faz ao estrangeiro. Agora só aplaudo se houver coragem do Presidente da Assembleia da República, convidar sua excelência o senhor José Sócrates para estar na primeira fila do Parlamento.