sábado, fevereiro 11, 2023

Sábado, 11. 

Volodymyr Zelensky em périplo pela Europa, elogiou os valores da União Europeia, o nosso modo de vida, a sociedade que somos, onde as pessoas têm futuro, as fronteiras não são violadas, a liberdade impera. “É esta Europa que estamos a defender nos campos de batalha da Ucrânia”, afirmou. Absolutamente de acordo com esta réplica de de Gaulle. Nunca os actuais dirigentes europeus e americanos, emproados e convencidos, pensaram que iriam descobrir nele um verdadeiro líder, que recusou o el-dourado oferecido por Biden, e preferiu lutar pelo seu país e pelo seu povo. Eu não troco a minha condição de europeu pela de americano ou russo ou chinês. E entendo o líder ucraniano na sua ambição de querer juntar-se a nós. Espero que não se deixe corromper pelos seus pares ocidentais. 

         - O número de mortos no sismo que abalou a Turquia e a Síria na madrugada de segunda-feira aproxima-se agora dos 26 mil. As autoridades dizem que o balanço final será ainda mais dramático, à medida que as equipas de resgate e salvamento prosseguem nos seus trabalhos. Pior sorte teve a zona da Síria em guerra apoiada por Moscovo. As equipas de resgate tiveram dificuldade em aproximar-se, porque da parte de Bashar al-Assad e Putin encontraram dificuldades.  

         - Esta semana voltei ao Dr. Cambeta. A dada altura, sentado na cadeira e operando o meu ilustre estomatologista, ouvi-o dizer à assistente que tinha de comprar uns óculos próprios para proceder aos tratamentos dentários. De seguida ouvi falar em 4000 euros, logo retorqui: “Pois. Por isso é que estes tratamentos são caros!” Noutra altura, o doutor disse-me que a broca (que ele só utiliza uma vez) custa 300 euros. Não estou a ver o Estado a gastar tanto dinheiro quando um dia, distante de 100 anos, proceder à instalação como deve ser do serviço de medicina dentária à população. Por mim que já cá não estarei, só espero não me cruzar com o bandalho do socialista François Holland e ouvi-lo dizer: “Aqui vai mais um pobre desdentado.” 

         - Ontem fui à minha médica de família para averiguar as causas da demência que me tocou inesperadamente há quinze dias. Falarei disso amanhã. Hoje estou centrado no frio que se abateu aqui em casa e me obrigou a acender tudo o que me traga aconchego e calor.