sábado, agosto 14, 2021

Sábado, 14.

Alice está com covid. Embora vacinada com duas doses, foi passar o fim-de-semana com a filha a casa da sogra na Ericeira. As duas não estão protegidas porque são contra a vacinação. Deste modo, Alice tem poucos sintomas – diarreia, cansaço, dor de cabeça – enquanto a sogra está em estado miserável no hospital e a filha em casa de quarentena. Ambas dizem agora que se escaparem, vão imediatamente pedir para serem inoculadas. Depois de casa assaltada, trancas na porta. Pois é. Entretanto, Alice sofre. Estes são os defensores da liberdade... egoísta. 

         - Gosta-se da Alice Vieira mesmo de olhos fechados.

         - Vinte anos depois, perdida a guerra contra os talibans, a América retira-se inchada por ter feito o que quis e como quis, tudo, evidentemente, em nome do povo afegão e da democracia. Os novos senhores são mais jovens, embora gostem de mulheres e rapazes muito jovens como os anteriores, mas, aparentemente, menos selvagens. Só lhes falta entrar triunfantes em Cabul, todo o resto do território é já seu, depois de terem assassinado os opositores: jornalistas, militares afegãos, escritores, artistas, mulheres e crianças. A lei islâmica deve ser aplicada com todo o rigor e nela não cabem os delírios da arte, da música, da democracia. 

         - Só como registo para memória futura. O senhor todo poderoso da Rússia, segundo a Amnistia Internacional, além de ter alterado a Constituição de modo a ficar no poder até 2036, também está a compô-la retirando constitucionalmente direitos aos cidadãos como os de manifestação. Uma carga de medidas obrigatórias passam a ser necessárias para autorizar aglomerações públicas, e o protesto pacífico até aqui normalizado, passa a ser crime. Quem desobedecer tem à perna a violência da polícia, técnicas marciais, electrochoques, bastonadas e a prisão. Do PCP não chega um sopro de indignação. Deve ser porque está todo o Comité Central a banhos. 

         - Sendo fim-de-semana, muito trabalho de regas. Nada que meia hora de natação não esqueça. Ontem, contra todo o rigor horário e de vida, andei a apanhar amoras até um pouco antes de anoitecer. Ultrapassei com vantagem o quilo que já tinha e hoje meti mãos à obra, quer dizer ao tacho. Juntei uma vagem de baunilha e o resultado foi uma obra de arte. Colhi os primeiros figos, segunda-feira, levarei ao Igor uma caixa deles em agradecimento por me defender dos chatos e porque não gosto de dar gorjetas que acho humilhante. Que mais? Fiz sopa de cenoura e agriões, no forno frango, perdão, poulet, com batata, castanhas e cebolinha tudo para arquivar de modo a ser consumido durante a semana que vem. 

         - Para mim não é canícula, pelo menos aqui na eremitagem. Está quente é certo, uns 37 graus, mas suportável. Fiz a minha clássica natação, tomei meia hora de vitamina D, li, escutei o sussurro do calor golpeando em torno de mim e fechei a tarde lá fora no terraço a escrevinhar estes apontamentos. Paz e sossego. São 18 horas e dez minutos.