domingo, fevereiro 03, 2019

Domingo, 3.
Há uma tragédia que se desenha: a conquista das grandes potências pela Venezuela. Aquele que se autoproclamou presidente interino do país, consertou objectivos e partilhas com Donald Trump. Ninguém sabe de onde veio, como conseguiu o estatuto que a UE proclama ser o melhor. Eu estou céptico, nada que aproxime os Estados Unidos se faz sem trazer na cauda lucros, posições de confronto, guerras. De resto, já desde o falecido Hugo Chavez, que os americanos tentam conquistar o lugar de exploradores únicos das riquezas nacionais. O problema é que agora têm que se confrontar com a Rússia e a China que não arredam pé do território e estão sem falsos preconceitos ao lado de Maduro. Eles já não podem surgir como salvadores, como fizeram no Iraque, Afeganistão, etc. etc.. Contudo, para as democracias que advogam as suas virtudes e liberdades, não me parece muito acertado elegerem um presidente saído das nuvens – a partir daqui a caixa de Pandora fica escancarada.

         - Uma desgraça, como se sabe, nunca vem só. Putin, respondendo a Trump, acaba de anunciar a saída do acordo nuclear construído em 1987 por Ronald Reagan. O que se segue é cada um a trabalhar para si de forma a acelerar a destruição do Planeta. Mas estas inquietações não abalam os portugueses para quem o fundamental é o jogo de futebol entre o Sporting e o Benfica.  

         - Hoje andou aí um homem a podar as árvores de fruto. Fui buscá-lo à estrada alcatroada e vi-o chegar de... táxi. Surpreendido, quando ele entrou no meu carro, quis saber porque chegou naquele transporte. Ele respondeu que o seu automóvel não quis pegar e, como se tinha comprometido comigo, não queria falhar. Esta dignidade conquistou-me logo. Agradeci e louvei a sua postura. Neste mundo de choldra, desonestidade, falta de responsabilidade e outros epítetos que designam os tempos presentes, uma pessoa assim deve ser canonizada nos altares da dignidade. Mais surpreendente ainda, é o facto de o homem ser tão gordo – e quando digo gordo, digo em todo ele, coxas, rabo, barriga, peitaça – que quase não me cabia na viatura. Todavia, contra a minha apreensão, o sujeito movia-se bem no confronto com o trabalho que o obrigava a baixar e levantar a cada segundo.


          - Dia radioso de sol. Os borbotões das árvores rompem já dizendo-nos que a Primavera não tarda.