segunda-feira, outubro 16, 2017

Segunda, 15.
Volta que não volta, recebo um e-mail do Carlos. Ele viveu aqui em Setúbal e transportou consigo a nostalgia desses anos para Luanda onde hoje vive e trabalha. Ao ler o português impecável, pensei que havia sido escrito por alguém a quem ele pedira auxílio, dado que dos muitos textos recebidos, este era o primeiro que poderia dizer perfeito do ponto de vista do português. A tal ponto, que voltei a lê-lo e a dada altura tombo sobre esta frase “pela primeira vez à 5 anos e meio que cá estou...” A proposição matou-o – afinal o texto tinha sido escrito por ele...

         - O nosso actor e manobrador apareceu nos telejornais assinando o seu mais recente livro lançado no Porto. O anterior havia sido publicado pelo meu amigo João Rodrigues da Sextante, decerto um frete que o obrigaram a fazer. Como pôde ele aceitar, consagrado editor, é para mim um mistério. Seja como for, é lucro seguro. Não porque seja um êxito de vendas ou porque o homem saiba escrever, mas porque ele ou alguém por ele com o seu dinheiro adquire toda a edição. Este sujeito, lembra-me o Carlos Cruz que até ao fim negou as acusações que o tribunal lhe fez e escreveu vários livros a defender-se. Nada porém, lhe evitou anos atrás das grades. Assim vai acontecer ao nosso ex-primeiro-ministro que ousou afirmar que o “Partido Socialista sempre me apoiou”. Mas nas imagens que passaram na TV, não vi nenhum membro do seu executivo. O que vi foi dois ou três velhos do Restelo, um deles por sinal bem oportunista. Não sei como pode o manipulador ter tanto dinheiro para o fazer e ainda pagar 3.500 a um tipo para o glorificar no seu blogue e dizer mal dos seus adversários, ele que diz depender só dos dois mil trezentos e sessenta e dois euros e três cêntimos!  

         - A socialista Ana Gomes, mesmo quando é mazinha ou irónica, é sempre simpática. Gosto dela e acho que é a única personalidade que conheço, sendo militante dum partido, é uma mulher livre. Isto só se consegue por um feito – a inteligência.  

         - Ontem, dizem os entendidos, foi o dia do ano mais terrível de incêndios. 6000 bombeiros andaram a apagar para cima de 100 fogos por todo o país. As temperaturas de Outono andam pelos 30 graus. Faleceram trinta e duas pessoas. Felizmente que hoje chegam as primeiras chuvas que prometem ficar até meio da semana.

         - O tufão Ophelia não fez estragos de maior nos Açores. Já se foi deixando as ilhas inundadas por chuvas diluvianas.

         - Um atentado atribuído a Al-Qaeda em Mogadíscio, Somália, matou pelo menos 200 pessoas e feriu centenas doutras. O horror em estado puro. A morte como coisa ecomo se séculos não tivessem existido e com eles milhões de milhões de seres a capitalizar a vida como valor supremo e reconhecimento de dádiva de Deus.


         - Tema esta manhã na Brasileira: o ladrão José Sócrates. Todos os nossos amigos estão de acordo comigo: o homem e os seus cúmplices devem ir parar com os costados à prisão. Se depende-se de mim, nunca mais poderia ter nenhum cargo público, governamental ou simplesmente político.