terça-feira, abril 25, 2017

Terça, 25.
A propósito do que disse (Domingo, 23), transcrevo o primeiro parágrafo do artigo de Fr. Bento Domingues do Público desse dia: “O filósofo Bertrand Russel não foi muito original ao destacar que os dois grandes desejos humanos são o poder e a glória. Podem realizar-se pelos caminhos da ilimitada vontade de dominação económica, política e religiosa ou pelo desenvolvimento dos próprios talentos em função da vontade de criar condições para que tenham todos iguais oportunidades. Em Portugal, a julgar pelas aparências, o grande desejo de poder e glória, de pais e filhos, é que ganhe o clube da sua paixão. Os mais devotos têm sempre os caminhos de Fátima à disposição. Se aparecer um Papa, é o segredo da glória, o desejo consumado.” Atenção, leitor, desatento: este texto não é meu, nem fui eu que o segredei ao ouvido do ilustre teólogo da Ordem dos Pregadores... 

         - Recebi um mail da KLM que reza assim: “A KLM comemora consigo o 25 de Abril” mas... enviando-me para Dubai (577 €), Hong Kong (606 €), Cartagena (626 €). Estes convictos amigos da Revolução dos Cravos não perdem a oportunidade de gritar: “25 de Abril Sempre!”

         - Num relâmpago, ao ligar a televisão, deparei com as cerimónias religiosas do dia na Assembleia da República e disse para os meus botões: "será que estas beatas talassas acreditam nisto.” 


         - Eu nem da quinta saí, correspondendo ao imenso trabalho que nunca está feito. Com a nova roçadora, fui aqui de casa ao portão devastando a erva daninha que se estendia como um tapete ao longo do caminho. De seguida plantei na terra meia-dúzia de abóboras nascidas das sementes que pus em vasos e se fizeram raparigas belas e redondas de pernas. Tempo ainda, naturalmente, para a escrita e leituras, soneca e conversa telefónica.