quinta-feira, agosto 06, 2015

Quinta, 6
O mar mediterrâneo, esse mare nostrum que outrora foi auto-estrada comum a múltiplas raças e línguas, ao comércio e à vida paisible, está transformado no cemitério onde são sepultados aqueles que fugindo à guerra, à fome e ao desespero, nele encontram a morte. Ontem foram mais uma centena ao largo da Líbia.

         - Passam hoje 70 anos sobre a maior catástrofe humana de todos os tempos: a destruição com a primeira bomba atómica sobre Hiroxima e depois Nagazaki. Morrem milhares, milhares ficaram feridos até hoje, cidades foram reduzidas a cinzas. Quem cometeu uma tal monstruosidade? Os americanos. Se fosse hoje teriam a seu lado de joelhos os políticos insignificantes da zona euro.


         - Esta manhã quando entrei no metro e me preparava para me sentar, o trem arranca num impulso estatelando-me literalmente sobre um careca de meia idade que estava sentado na minha frente. Juro que o homem não fazia o meu género... Na Baixa onde estive a maior parte do tempo depois de ter deixado o meu médico, fazia um calor insuportável. Nem as moscas estrangeiras suportavam tamanha canícula, caminhando como baratas tontas aos ziguezagues pelas ruas entupidas de moscas brejeiras.