domingo, novembro 09, 2025

Domingo, 9.

Aquela coisa idiota como tantas outras que o sistema americano possui e dá pelo nome de shutdown, foi feita para confrontos políticos mas não para as pessoas que há mais de um mês sofrem as suas consequências. Os pagamentos salariais por lá são feitos quinzenalmente, e hoje milhares e milhares de administrativos passam fome e muitos já se despediram dos organismos oficiais onde trabalhavam. São ao todo 40 milhões de americanos em situação aflitiva. Alguns, para não morrerem à fome, vendem os seus bens. Entretanto, para acudir aos necessitados, bombeiros, sociedade civil, militares e autarquias mobilizam-se para reforçar os bancos alimentares. Para Trump a culpa é dos democratas, para estes dos republicanos que querem bloquear os cuidados de saúde para imigrantes e o Obamacare. 

         - Maria João Pires dá hoje uma excelente entrevista a Pedro Boléo no Público. Diz ela que “não se toca piano com as mãos” e tem toda a razão. Também não admite que os interpretes alterem a partitura, embora aceite a interpretação pessoal de cada executante. Anunciou, recentemente, o abandono dos palcos suponho na sequência de um acidente vascular cerebral. Está, todavia, intacta. Lembro-me dos nossos tempos na Brasileira, a sua obsessão por um lugar onde pudesse realizar os seus sonhos musicais e aquele espaço, perto de Sintra, que um amigo meu lhe vendeu, e mais tarde a compra de Belgais, em Castelo Branco, que o Paulo Santos, então economista em Bruxelas, tentou ajudá-la, mas não conseguiu porque não havia contabilidade que respondesse ao primado da União Europeia. Fez oitenta e três anos, e desejo que o murmúrio da música persista dentro de si como catedral de beleza e repouso celestial. 

         - Acabei de falar com a minha querida amiga Annie no hospital na sequência de uma queda que lhe fracturou a bacia. Enquanto tomava conhecimento do acidente pelo Robert, ela insistiu que queria falar comigo e, num tom de voz vigoroso, disse-me que tinha caído e não se sentia nada bem. Disse-lhe que se pusesse boa porque gostava que fossemos juntos uma exposição em Paris no início do próximo ano. Inteirar-me-ei melhor esta noite com o marido.