segunda-feira, fevereiro 12, 2024

Segunda, 12.

Não preciso de emitir opinião, basta transcrever o que o Público publicou para se constatar que tudo quanto o Vasco Gonçalves do PS apregoa, não passa da eterna propaganda socialista, inventada por António Costa, apoiada por Marcelo Rebelo de Sousa e rubricada pelos acólitos que entraram nas diversas esquipas governamentais. Referiu o jornal o escândalo do tráfico de seres humanos para a agricultura e 41 criminosos foram acusados pelo Ministério Público de exploração e condições de vida inumas, sobre pessoas merecedoras do nosso respeito por terem vindo ajudar ao desenvolvimento do país. Uma testemunha referiu à Polícia Judiciária que os pobres trabalhadores “pareciam leões a atacar a comida”, um frango para não sei quantos. 

A foto fala por si. 

         - Faleceu Robert Badinter. Um grande homem, um judeu respeitado, um político honesto o que vem sendo raro, um homem de cultura, um humanista de primeira água. Fez parte do Governo de François Mitterrand e foi graças a ele que a pena de morte foi abolida em França. Conheço algumas das suas obras, entre elas, o ensaio sobre a vida dos pais e, sobretudo, da avó que imigrou para França no início do século passado. É um testemunho não só histórico como autobiográfico. 

         - Trump acaba de encorajar o ditador da Federação Russa, a “fazer o que quisesse” com os países devedores à NATO. Chamou-lhes delinquentes onde Portugal se inclui. A democracia está cada vez mais fragilizada por todo o lado, desde que entrou nela o poder do dinheiro em desfavor dos conceitos éticos, humanos e ontológicos. 

         - O reino do futebol está a ferro e fogo. Deixaram que as coisas avançassem, que tudo lhe fosse permitido, que nele se acoitassem os políticos manhosos, que o dinheiro entrado a rodos substituísse os nobres valores desportivos e fosse o atractivo maior de qualquer analfabeto sem condição nem educação, transformado em rei e senhor de um vasto império de gente tresmalhada. O resultado está à vista. O crime cresceu. Os tribunais disparam mandatos de prisão, a trafulhice atravessa transversalmente todas as classes sociais. Talvez no meio disto tudo, os jogadores não passem de simples escravos bem pagos. Os que o são. 

         - A minha sobrinha decidiu desenterrar o álbum de recordações e agora, a cada passo, traz-me de volta a minha juventude que me surpreende pela elegância e  beleza. São fotos que eu desconhecia existir e nunca havia visto.  

Que sermão era o meu e onde nesta idade? Mistério

No meu quarto já nesta idade rodeado de livros. 

         - António Costa ao abrir a caixa de Pandora, não imaginava o que dali saía. Os primeiros aumentos aos agentes de MP, despejaram nas ruas os protestos de uma quantidade de forças de segurança: PSP, GNR, bombeiros, oficiais de Justiça, médicos, enfermeiros, pessoal auxiliar, guardas prisionais, e passo e passo porque as cidades estão inundadas de protestos que ele diz não poder satisfazer porque está de saída. Será que no íntimo ele não percebe o desastre que foi a sua governação com maioria e oito anos com o país encostado às boxes da desgraça!