quarta-feira, maio 31, 2023

Quarta, 31.

A pouco e pouco vou retomando o meu quotidiano: leituras, romance, trabalhos lá fora. Há todavia uma apreensão que subjaz: a Annie. Saí de Paris com o sentimento que não a voltarei a ver e os beijos que trocámos no carro foram a despedida de uma terna e gratificante amizade de quase quarenta anos. Que Deus a conserve, apesar da fragilidade, por mais uns tempos. Troquei com o Robert esta mesma tristeza e ele disse-me que também tem a sensação que tudo se aproxima do fim. 

        - A mim parece-me normal que a Ucrânia tendo sido atacada pela Rússia, tenha direito a fazer o mesmo, quero dizer, a investir sobre o agressor. Porque o que Zelensky tem vindo a fazer há já um ano, é defender-se - sem ganhar nada com isso. 

         - João diz-me que está muito interessado na IA. Coitado. Não deve saber quem é Sam Altman, porque se soubesse compreenderia o alcance da coisa e estaria no primeiro lugar a combatê-la. As teorias do homem, estão em ligação directa com o futuro à moda de Putin, Xi e todos os outros galifões que pretendem reduzir a humanidade a pequenos iscos. 

         - Escrevo estas linhas diante da montanha que ondula de Setúbal a Palmela. Do recorte de toda esta mancha de arvoredo projectado no céu nublado, sai uma paleta de cores que nenhum artista consegue traduzir para a tela. Até porque, quando as sombras se passeiam, introduzem na paisagem a inconstância – a mesma que a vida contém e nós com ela até ao limite do entorpecimento.  

         - Desde que cheguei que não vejo o meu vizinho, mas sofro pela ausência da beleza que o seu crime matou. Felizmente o produto assassino, não passou para o meu lado. Imagino, contudo, a paralisia que a ganância produz numa vida árida, onde não entra um pingo de luz e a misericórdia é palavrão atribuído aos pobres de Cristo. Por isso, não estou a ver o irmão mais velho, mais sensato, a perdoar-lhe um prejuízo desta monta. Ele que possui uma excelente adega na Quinta do Anjo e apostou na associação com irmão que sempre perseguiu o dinheiro fácil. Antes, estes imensos hectares, eram campo de eucaliptos sem qualquer limpeza, uma bomba atómica.