segunda-feira, maio 15, 2023

Segunda, 15.

Queixo-me do tempo, da tristeza de vida que tomou de assalto os meus amigos chegados à idade que reduz a existência a olhar o fim que está perto; só não me queixo, enfim, das horas consagradas ao romance. A página que escrevi ontem e narra a viagem de Ana Boavida com o pai irremediavelmente perdido, carece, talvez, de mais substância, de maior conhecimento da fauna e flora da Ilha Verde. O essencial – a atmosfera, a escapada para a Natureza como as palavras interpostas no silêncio entre pai e filha -  parece-me perfeita. 

         - Tive uma estrondosa e súbita diarreia esta manhã. Felizmente havia chegado a casa à justa de contrário teria sido uma tragédia. Os meus anjos da guarda estiveram atentos. Tinha estado umas duas horas a visitar a exposição Ramsès & L´or des Pharaons de que falarei mais tarde. Assustei-me, mais a mais porque talvez desde a infância que semelhante sintoma não me atingia. Pensei ser devido ao novo xarope que o farmacêutico me havia aconselhado; mas, depois, pensando melhor, como aconteceu a seguir ao almoço (salada mista, lentilhas, duas salchichas pequenas, uma laranja), torturei-me a pensar que tendo sido a Annie a fazê-lo, qualquer coisa ela acrescentou ou as salchichas estavam fora de prazo como é usual, vivo em permanente angústia. Vou à farmácia e sou atendido pelo director no seu gabinete privado. Faço estas e outras perguntas, mas o farmacêutico diz-me que do xarope não foi. Então que pode ter sido? Um vírus ou qualquer coisa que comeu e o organismo por não estar habituado reagiu. “Bom quanto a vírus vivo num viveiro onde os há de todas as espécies e naturezas.” Riu-se, tratando-me como se soubesse quem eu era, ou imaginava saber, isto é, alguém importante. Aconselha-me: “Não faça nada, até amanhã. Deixe que o intestino expulse o que o agride e só daqui a três dias se continuar venha falar comigo. Entretanto, coma arroz, beba coca cola, chá ao pequeno-almoço com uma torrada sem manteiga.” Pareceu-me que o homem sabia do que falava, pois lembrei-me de escutar as mesmas recomendações em minha casa quando era criança. E aqui estou a tossir de tempos a tempos. Nunca desejei chegar a Palmela tão rapidamente. Terei, enfim, encontrado a chinesa covid?  

         - Dia moche, moche, cinzentão, triste, abominável.