domingo, maio 28, 2023

Domingo, 28.

Talvez a ganância esteja na origem deste desastre. O facto é quando acordei e abri a janela do quarto, olhei a vinha do meu vizinho antes um tapete de verdura bem cuidado, vejo um drama ecológico de consequências terríveis. Telefonei à Piedade a saber o que se tinha passado e sou informado que o dono da quinta tinha andado a sulfatar e, acrescenta ela, deve-se ter enganado no produto. Seja como for, é um descuido que lhe custou milhares de euros, ele que tanto adora dinheiro, e quando lhe digo que não infeste a vinha com tanto produto químico, me responde que só não o faz com mais frequência porque o ministério não autoriza. Então, teria o Ministério da Agricultura  dado ordem de tratar o vinhedo com o produto que ele utilizou, ou ele o fez à socapa dos valores químicos controlados pelo organismo estatal?   

Antes 

Depois: 250 mil pés de vinha queimados. 

         - Há muito que deixámos de ser um país honrado. Estive um mês afastado disto e o que encontro ao chegar é mais do mesmo: intrigas, ódios, invejas, gritaria de comadres desavindas, mentiras, máfias, corrupção, saloiice, pobreza, miséria moral, enfim, o lodo chavascal do costume. 

         - Há anos que não sentia uma tão grande satisfação em chegar a casa. Assim que pus a chave à porta e avancei até ao salão, fui banhado – é o termo – por uma felicidade pura, presença de algo ou alguém que me esperava. O interior cheirava a cera, a tijoleira brilhava, os livros foram arrumados, as carpetes limpas, e por todo o lado reinava um silêncio acolhedor cobrindo cada movimento, e quando me sentei no sofá e olhei em volta, fui literalmente engolido pela sensação de ter chegado a um mundo irreal onde as sombras se atropelam e irrompem em memórias, qual delas a mais feliz, qual delas a mais real, perenes até ao limite supremo da noite... Este bem-estar é obra da Piedade e decerto do neto, que velaram por mim enquanto estive fora, como velam há quarenta anos, e reconhecido formamos uma unívoca amizade. 

         - O John veio aí desafiar-me para um café. Na volta, pedi-lhe me visse o que se passava com o pequeno aparelho de televisão da cozinha. Rápida olhada para concluir: a pilha pifou (tradução do termo por ele empregado « battery no charge ») ou seja atestado de menoridade da minha parte. Máquinas, com efeito, não querem nada comigo. 

         - Encontro o povo contentíssimo com pouco : a vitória do Benfica. É disto que somos feitos e os políticos chicos-espertos sabem disso. Daí que atrás de cada vitória futebolística, se escondam milhares de adeptos pobres e analfabetos. Estas duas condições, são a arma que só aproveita a classe política.