sábado, setembro 21, 2019

Sábado, 21.
A política é uma actividade sinistra. Sobretudo nos tempos presentes praticada por um rol de indivíduos mascarados de cordeiros, mas que na realidade não passam de lobos e aves de rapina. A obsessão pelo poder leva-os a toda a sorte de jogos onde não há respeito pelo adversário e tudo conta para atirar borda fora o rival: fragilizá-lo com mentiras, a divulgação do seu passado, entrar na sua vida íntima, etc. Vem isto a propósito de dois casos que traduzem esta observação. O primeiro, passa-se no Canadá. O seu primeiro-ministro, Justin Trudeau, quando jovem estudante, em festas entre camaradas, pintou o rosto de preto, fazendo-se passar por negro. Pois bem, agora que o país esta em campanha eleitoral e Trudeau quer fazer mais um mandato, os seus adversários atacam-no de racista e mais não sei o quê de forma a barrarem-lhe o acesso à governação. Isto é de um ridículo, de uma hipocrisia de bradar aos céus. E eu não gosto do manequim de passarela, mas acho que deve ser tratado com mais decência e respeito enquanto ser humano.
        
         O segundo caso respeita a Elisa Ferreira, comissária indigitada ao Parlamento Europeu. Como é que uma pessoa com economias em acções que montam a 13 mil euros, pode influenciar os negócios em bolsa de uma multinacional? Segundo os senhores eurodeputados que são todos impolutos, pode. Eles chamam a isto “conflitos de interesses”. Portanto, quem entra para a catedral da pureza imaculada de Bruxelas, deve purificar-se antes. Foi o que fez Elisa Ferreira – vendeu de imediato e a qualquer preço as acções. Eu teria desistido do cargo. Em política o que importa é parecer ser honesto que sê-lo.

         - Paris fortemente armada devido a série de acontecimentos nas ruas: Jornadas do Património, manifestações a favor do clima e, acima de tudo, retorno aos Campos Elísios dos gilets jaunes. Doze mil policias foram mobilizados. Faz um ano no próximo mês que os tumultos começaram estando eu na capital. Os de hoje tiveram a expressão dos primeiros, incêndios, material urbano desfeito, feridos e lutas corpo a corpo com a polícia. O costume.


         - O Outono entra segunda-feira. As primeiras chuvas caíram toda a noite, durante o dia e nesta altura (20,28 h) continua a bater nas janelas. Louvado seja Deus! Depois de um verão como não tenho memória, as estações cumprem o seu ritual, impecavelmente.