quinta-feira, fevereiro 16, 2017

Quinta, 16.
Tous les monothéismes – et l´islam est le plus absolu – sont par nature intolérants. Leurs adeptes se prennent pour un peuple élu détenant des instructions personnelles révélées par ´Dieu´ à leur prophète. Cela aboutit à un complexe de supériorité au nom duquel tous les crimes, tous les génocides, toutes les vengeances peuvent apparaître comme des guerres saintes et passer pour des vertus. Alain Danielou, Le Chemin du labyrinthe, pag. 305, Ed. Du Rocher.  Informo que este texto foi escrito em 1981. 
  
         - Jerónimo de Sousa diz que não põe as mãos no lume por ninguém. Esta afirmação foi feita a propósito da marmelada da CGD. Eu assino de cruz. Todavia, não obstante ele ser dos poucos políticos respeitáveis, tem-me desiludido com as cedências e padronização de interesses a que tem dado o seu aval.    


         - Transcrevo no seu português, o parágrafo que o meu amigo Carlos Rodrigues me mandou de Angola onde vive, esclarecendo-me sobre o que eu ignorava: “O Girabola e o campeonato nacional de futebol Angolano, tem esta designação em Portugal chama-se Liga Nos.” Ficou tapado um buraco na ninha lorpa ignorância, mas abriu-se outro: o que é a Liga Nós? Definitivamente, não entendo patavina.