domingo, março 14, 2021

Domingo, 14. 

A vida de George Floyd, morto por um polícia, vale 22 milhões de dólares; a do ucraniano Ihgor Homenyuk, assassinado no aeroporto de Lisboa por três polícias, 800 mil euros, a das mulheres mortas pelos maridos pouco mais que uns anos de prisão dos mesmos. 

         - A França está num estado miserável relativamente a Covid-19. Os hospitais estão entupidos, o número de mortos subiu, os infectados aumentaram consideravelmente. Chou Chou parece atarantado e é Marine Le Pen que toma a dianteira posicionando-se nas intenções de voto dos gauleses. Francamente, acho injusto. A oposição julgo que não faria melhor, ainda que as asneiras tenham sido muitas cá como por todo o lado. A mim o que me chateia na governação de Costa, é a sua constante tendência para nos enganar, a propaganda de feira, a sofreguidão do poder, isso custa mais do que aquilo que ele fez de errado. Dá-se muitas vezes o exemplo de Churchill que perdeu o poder depois da guerra. Mas Churchill foi em grande parte uma fantasia, um companheiro das circunstâncias, o pobre homem era uma coisa na frente, outra nas traseiras.   

         - A China quer apurar a raça. Para isso propõe que todo o cidadão seja viril, patriótico e inabalável. Hitler idem, Salazar não ousou a tanto. 

         - Fui a Lisboa numa de passeio. Em meia hora estava no Corte Inglês a fazer algumas compras. Com a auto-estrada vazia, nunca parei ou apenas um minuto na portagem. Dali segui para o Hospital dos Capuchos. Muita gente para minha surpresa, mas tudo devidamente estruturado para que nos sentíssemos seguros. A gentil médica que me observou (fiquei preso de simpatia por ela), detectou uma pequena catarata no olho esquerdo e quer-me operar. Aceitei. O pior é o precioso tempo que vou ter de perder em exames preliminares. Um horror! Eu que acho todo o tempo fora da escrita uma inutilidade. 

         - Dia maravilhoso de sol. A vida respirava em torno de mim e eu a pensar num olho e nas preciosas horas que ele irá roubar ao meu trabalho.