terça-feira, julho 08, 2025

Terça, 8. 

Fui à natação. Nos chuveiros, nus, homens velhos e de meia idade discutiam o caso José Sócrates. Indignados, chamando ao ex-primeiro-ministro socialista filho da puta, ladrão e outros epítetos do género. Nenhum parecia estar em sintonia com o falecido Mário Soares ou com ex-deputado João Corregedor para quem o petulante está inocente. Um deles, revoltado pelos milhões que o “engenheiro” se apropriou, dizia por ter feito a guerra em Angola, recebia 100 euros por ano “enquanto aquele e outros corruptos filhos da puta como ele, roubam milhões”. 

         - O julgamento prosseguiu hoje. Os berros da figura básica e repugnante, ouviram-se pelo país inteiro onde não haverá português algum que não o condene. São por demais evidentes os crimes. A tática do homem, é esta: havendo decerto alguns buracos na eficiência argumentativa e condenatória da justiça, ele pretende escapar por aí, e pelas centenas de recursos que interpôs, de modo a que os prazos sejam ultrapassados e a sentença nunca seja conhecida. E todavia, esta simples pergunta permanece: ele disse e redisse que é pobre e viveu do salário de primeiro-ministro (hoje reforma que não chega aos 2 mil euros). Então de onde vieram os milhões que lhe permitiram (e continuam a permitir) viver à grande e à francesa? Sendo empréstimos do engenheiro-empresário de Leiria, como vai ele liquidar uma tal soma? Não gosto, senhor marquês, a mim não me enfeitiça. 

         - A vingança e a traição servem-se frias. Por isso, ele quer arrastar para o julgamento António Costa que sempre teve um secreto conluio com a criatura. Ele e Santos Silva, bichanavam muito de orelha a orelha e eu conheço esses momentos por um amigo que trabalhou com eles. O primeiro, não mais lhe falou; o segundo, a semana passada, ante os factos, decidiu não se candidatar a Belém, deixando o rasto opinativo “que espera que surja outra candidatura na área socialista”, por outras palavras António Seguro vem do lado do Chega. Foi o melhor que fez, porque a abada e a vergonha seriam de o arrojar pelas ruas da amargura.  

         - A viúva do BE, a pouco e pouco, são os seus camaradas que lhe vão descobrindo a máscara esquerdista. Nada menos que três moções a exigirem mudanças no partido, a começar por ela. A criatura parece estar ressabiada. A gente olha para aquele rosto duro, onde o amor se ausentou e é a fúria que o reveste, e desviamos o olhar para não vermos nele os mesmos tiques autoritários de Trump.