Domingo, 20.
Enquanto o ex-monarca da Síria se espreguiça de contentamento e lazer em Moscovo, a violência instala-se entre beduínos e drusos, saldando-se em mais de 1000 mortos. Aqueles começam por rapar o bigode a estes, como se a sua dignidade fosse assim atingida. As barbas podem manter-se, mas os bigodes, a velhos e novos, são para abater.
- Assisti à missa dominical pela RTP. Transmitida de Moimenta da Beira, teve a celebrá-la um padre gorducho, imponente de físico, típica figura de provinciano, com um toque de modernidade: o cabelo pintado à moda do ex-secretário do Partido Socialista Vítor Constâncio.
- Isto não muda ou muda quase nada. Luís Montenegro que tem muitas qualidades, nomeadamente, a que mais aprecio a da sobriedade, disse que ia dar uma esmola aos reformados e pensionistas em Setembro. Foi o que fez António Costa que julgo ter sido o inventor do bodo aos pobrezinhos. Portugal nunca passará da cepa torta. Saem uns, entram outros, mas todos aprenderam pela mesma cartilha – a da submissão do povo às esmolas, à caça ao voto. É com esta vulgaridade de gente que temos vindo a marcar passo em 50 anos de democracia.