terça-feira, abril 16, 2024

Terça, 16.

Estás-lhes na massa do sangue. É evidente que Israel vai retaliar a humilhação que recebeu do Irão. Este também não tem dúvidas e prepara nova ofensiva contra Telavive. Para tanto, Putin já ofereceu ajuda; enquanto os países vizinhos e todo o Médio Oriente pede calma a ambas as partes. Joe Biden diz que se põe de parte, mas continua a abastecer de material bélico Netanyahu. Em breve os 1500 quilómetros que separam os dois inimigos de há centenas de anos, serão atravessados de mísseis, drones e toda a parafernália de destruição e morte. 

         - Ainda agora o Governo se formou, e já a adjunta do Ministério das Finanças, a senhorita Patrícia Dantas, acusada de fraude, comunicou à tutela “que decidiu não assumir as funções de adjunta do Ministério das Finanças, apesar de manter a presunção de inocência.”. Oh, como é tão do nosso conhecido este salmo nacional! Mudam-se os governos só a oratória é sempre a mesma. 

         - Por arrasto, o mundo, digamos, das pessoas humanas, é contagiado com as loucuras dos que o governam. Em Sydney, um rapaz entrou num centro comercial e esfaqueou seis pessoas e feriu sete. Não se tratou de um ataque terrorista, mas sim de um jovem com transtornos mentais. A isto chamam as autoridades “transtorno mental” e ao que praticou diariamente durante cinquenta anos o Estado de Israel e mais recentemente Netanyahu aos palestinos? O alegado atacante foi morto a tiro pela polícia. 

         - Leio com imensa surpresa e tristeza o montante de abusos sexuais praticados pela igreja portuguesa: 5 mil. Não imaginava tantos, nem pensava que tivessem sido tão traumatizantes, alguns verdadeiras agressões, em adolescentes imberbes. Fala-se em indemnizar as vítimas. Talvez. Mas por muito dinheiro que lhes seja dado, ele não chega para limpar a dor e, sobretudo, a mágoa de se saberem traídos por gente que se cê ser os representantes de Jesus Cristo na Terra e em quem confiaram como emissários de Deus – e não venham com aquela do “somos humanos”. Ao escolherem o sacerdócio, elegem a diferença entre os demais. 

         - Ontem perdi um tempo impossível para fazer o IRS. Fui às Finanças daqui e vi o espectáculo horrendo do actual funcionalismo público. Se quiserem a radiografia real do seu estado, deem um salto à vila de Palmela. A arrogância, a ronceirice, o marimbanço para os cidadãos que esperam, a falta de informações, o mau-humor, o frete de nos verem ali, são por de mais motivo para debandarmos. Foi o que eu fiz. Isto nasceu com a Covid e desenvolveu-se com António Costa e o seu partido que com eles conta como base de apoio e votantes. 

         - De regresso a casa, à noite, telefonou-me a Alice. Contei-lhe o que me tinha acontecido e logo ela: “O Helder, tenho a certeza, faz isso pela Internet sem dificuldade.” “Odeio números e estas coisas enervam-me”, respondo.” Não se enerve, leia tudo com atenção, esteja calmo e verá.” Daí a quinze minutos, estava-lhe a telefonar. “Alice, acabo de enviar com um só engano que corrigi os documentos.” “Está a ver! Eu sempre o achei uma pessoa inteligente e capaz.” Oh! Resta dizer que este ano consignei o meu IRS à Associação Salvador. 

         - Acaba de entrar no meu computador esta notícia enviada pelo Público que não deixa dúvidas quanto ao :estado de calamidade em que se encontra o país: 

“O Ministério Público, a Autoridade Tributária e o Instituto da Segurança Social (ISS) realizaram, nesta terça-feira, buscas na sede da Uber e em outros 64 locais por suspeitas de fraude de 35,5 milhões de euros. A “Operação Express Delivery” decorreu na zona de Lisboa, Setúbal, Coimbra, Aveiro e Braga e visa “várias empresas”intermediárias que fazem entrega de comida através da plataforma da Uber Eats.”