terça-feira, setembro 15, 2020

Terça, 15.
Putin acabou de conceder um empréstimo de 1,5 milhões de dólares à Bielorrússia. Forma de ver as coisas. Em verdade este montante mais não é que uma ajuda a Aleksander Lukashenko que o povo quer ver pelas costas, e enquanto isso não acontece mantém a pressão nas ruas em protestos que duram já há quase dois meses.

- De súbito tudo fez sentido, o dia abriu suas asas protectoras e eu pude voar, enfim, por espaços há muito defendidos para mim. Tudo aconteceu quando pelas oito da manhã estava ao fundo da quinta, montado num escadote, a raspar com uma escova de aço as paredes musgosas da entrada. Passa um casal muito jovem que eu já havia lobrigado por aqui em passeios matinais, que me cumprimenta e se demora para dois dedos de conversa. Diz-me ele que na quinta que adquiriram aqui perto, passaram pelo mesmo trabalho, mas resolveram o assunto aplicando uma mistura de 50% de hipoclorito de sódio e água. “Ficaram as paredes tão brancas que já não tivemos necessidade de pintar. Mas isso não é afinal lixívia?” pergunta o pobre franciscano mais do lado da máxima conventual, Ore et Labora. “Pode experimentar”, diz-me o rapaz visivelmente interessado no meu trabalho. Eles seguiram a marcha e eu apliquei-me logo em cobrir uma das grandes paredes com lixívia. Amanhã verei o resultado e decerto eles também. Levado no efeito transcendente do dia, entrei em casa e apliquei-me onde, senhores onde? no Matricida!! Foram duas horas de jacto, o tempo parado, a terra imobilizada, nada à minha volta bulia “na quieta melancolia dos pinheiros do caminho”.