sábado, junho 22, 2024

Sábado, 22.

A delegação do PCP nos transportes públicos, mais conhecida por CGTP, promete-nos mais cegada para os próximos dias com a sua “semana de luta”. A CP que é a companhia de comboios mais degradada em termos cívicos, profissionais e respeito pelas suas obrigações, que anda sempre com atrasos, trata de qualquer maneira os seus utentes, as carruagens sujas e estragadas, grafitadas e semelhantes em algumas zonas a galinheiros, quer tornar pública a Fertagus, uma empresa que é o oposto a tudo o que acabei de dizer dos Comboios de Portugal. Os da extrema-esquerda, BE e alguns do PS, acusam a central sindical de “deriva sectária”, “duvidosa representatividade” e “falta de transparência”, como se eles fossem as virtudes democráticas a seguir. Todos o que fazem é manobrar os trabalhadores segundo os seus interesses de muita ordem.

         - Enquanto a guerra entre Israel/EUA e o HAMAS continua a somar todos os dias centenas de mortos e feridos, outra se instala entre Israel e o Líbano. Esta semana, a ONU, corajosamente, acusou de crimes de guerra passíveis de julgamento o que se passa na Faixa de Gaza. “A guerra em Gaza precisa de acabar. Todas as partes cometeram violações claras dos direitos humanos internacionais e das leis humanitárias, incluindo crimes de guerra e possivelmente outros crimes de acordo com a lei internacional. Chegou a hora – e já passou a hora – da paz, investigação e responsabilização”, disse o alto comissário da ONU para os Direitos Humanos Volker Turk. O número de mortos, passou os 37 mil. 

         - Sempre que entro na piscina, naturalmente em calções e chinelos, as damas de cabazes de fruta na cabeça, param a ginástica para me verem passar. Nessa altura, eu acentuo-o o meu caminhar desengonçado e sigo altivo para o extremo da piscina. No fundo de mim, digo que não é coxinho coitadinho quem quer, mas quem tem dignidade para o ser. 

         - Ontem na Brasileira, ignorando por completo o que me rodeava, cheguei quase à página 200 na correcção do texto. Dou-me conta que gosto de ali estar completamente isolado, naquele vacarme que me chega de todo o lado, amortecido pela atenção que o trabalho exige. Pior são as empregadas e empregados, que volta não volta, se metem comigo tentando “despertar-me” daquela imersão num mundo outro. 

         - Cedo, andei duas horas a regar. De seguida fui a Pinhal Novo ao mercado dos pequenos agricultores. Voltei para me pôr à vontade porque outros trabalhos se seguiram até à hora de almoço. Por exemplo, terminei de podar o bambu, cortei-o para o transportar para o monte de entulho a queimar no inverno, apanhei uma cesta de pêras e por serem muitas farei com certeza compota. 

         - O país está submerso no Campeonato Europeu de Futebol. O Público de hoje dedica-lhe 5 páginas, os noticiários abrem com Ronaldo, fecham com o “espalha brasas” que eu não conheço, mas gosto do cognome. Que mais? No Parlamento houve julgamento com a dama burguesa brasileira no centro da polémica das gémeas, suas filhas, que foram tratadas com o medicamento que nos custou quatro milhões. O objectivo é incriminar o Presidente da República e o “Dr. Nuno Rebelo de Sousa, meu filho”. Eu nunca tive dúvidas, conhecendo Marcelo, que estão ambos na base do “pistolão”. Lacerda é um simples isco entre os dois.