terça-feira, maio 28, 2024

Terça, 28.

Pelo menos 45 inocentes foram consumidos pelas chamas devido aos bombardeamentos aos campos de refugiados palestinianos em Rafah. O assassino Netanyahu diz tratar-se de “um infeliz acidente”. A comunidade internacional, protestou exigindo mais uma vez o cessar fogo na Faixa de Gaza e o fim do genocídio palestino. Tudo em vão, quando Israel tem nas costas os Estados Unidos a sustentar a máquina de guerra e na frente a hipocrisia diplomática peculiar da arrogância típica da administração americana. 

         - Na fanfarra dos partidos a alcandorarem-se à lotaria de Bruxelas, há um que se destaca na pessoa do seu dirigente, senhor Vasco Gonçalves. O homem tem lata e descaramento para tudo, até para acusar os adversários de fazerem propaganda e, imagine-se, haver modificado o tom de voz, arrastando-o como pedindo piedade e compreensão. Ele e o seu secretário-geral senhor António Costa, agora em bicos de pés para se ver omnipresente no cargo da presidência do Conselho Europeu. Dizem que é uma função absolutamente traçada para sua excelência, porque não há nem nunca houve um político tão astuto como ele. Alguns dizem mesmo que é um animal político (curiosamente também disseram outro tanto do gatuno, senhor José Sócrates, seu amigo). De resto, ele mesmo nos informou disso, ao afirmar inúmeras vezes quando foi primeiro-ministro que a ele cabia traçar a política e aos seus ministro pô-la em prática. Só que os oito anos da sua prática deram naquilo que todos sofremos na pele e o actual Governo tem a enorme tarefa de desfazer por aldrabada, selectiva, contra os mais necessitados e o aumento da pobreza para não falar na rebaldaria em que vivemos. Pôr um homem destes num cargo importante como o que ele ambiciona, é traçar para os próximos anos  um tempo de incertezas e desarrumo. 

         - O Papa Francisco assustou a cúpula da igreja católica quando se manifestou contra a entrada de homossexuais nos seminários neste termos: “Já há demasiada bichice (“C’è già troppa frociaggine”). Acontece que o termo “frociaggine” é muito ofensivo para a comunidade gay. Então, hoje, veio a correcção: “frociaggine” não quer dizer bichas...  Se não me engano, em tempos, Francisco já havia dito que os seminaristas recorrem muito à internet para se satisfazerem sexualmente. 

         - Zelensky chegou a Portugal depois de ter estado em Espanha e na Bélgica. Espanha ofereceu-lhe uma almofada robusta de ajudas. Portugal só pode dar-lhe os repentinos estados de espírito de Marcelo Rebelo de Sousa e pouco mais. Não obstante o muito que tem dispensado aos milhares de ucranianos que entre nós se refugiaram fugindo da guerra. O que será feito de dois ou três ucranianos, pessoas incríveis, um padre ortodoxo e o pai, que aqui trabalharam. E paz a outro, o Roman, que faleceu.